Apenas escute!

Por muitas vezes, nós temos a dificuldade para escutar as pessoas.

Mas você sabe a diferença entre ouvir e escutar?

Saiba que há uma sutil diferença de significado entre as palavras, pode até ser despercebida na maioria dos casos, porém é bastante relevante.

Ouvir está mais ligado aos nossos sentidos da audição, ao nosso próprio ouvido. Segundo os dicionários significa “entender, perceber pelo sentido do ouvido”.

Já escutar significa “prestar atenção para ouvir; dar atenção a algo; sentir; perceber”.

Então, percebe-se que ouvir é muito mais superficial que escutar. Para você escutar, faz-se necessária a realização de uma função específica de sua parte, a ter mais atenção por algo. Isso requererá de você ouvidos mais apurados, mais sensíveis e atentos ao que a outra pessoa diz.

É lógico que escutar implica também em ouvir, mas é mais que isso, pois a sua sensibilidade diante de tal fato está à tona. Quem escuta, ouve, mas quem ouve não necessariamente escuta. Daí o ditado popular: “entrou por um ouvido e saiu pelo outro”, isto é, a pessoa somente ouviu e não escutou a devida mensagem do interlocutor, não se interessou por ela.

E jogando a ideia para a sabedoria da vida, temos de nos esforçar mais para sermos mais reativos diante das pessoas, escutar e aceitar as crenças e o modo de ser dos outros como realmente eles são, olhar para o próximo com uma lente mais apurada de compaixão, misericórdia, compreensão, ternura, amor e carinho.

É preciso escutar as pessoas com a mente e o coração abertos, com a intenção de alma, com a essência nas palavras. A importância de escutar os outros é um presente da própria espiritualidade em nós, pois só assim atingiremos, gradativamente, mais um degrau do progresso evolutivo coletivo ao nosso favor.

Se não cumprirmos com esta responsabilidade de nossa parte, como cobraremos esta ação de outras pessoas? Se nós preferimos que outras pessoas nos escutem, nós teremos de dar o primeiro passo: escutar os outros.

Durante esta semana, procure novas maneiras de ser tornar um melhor ouvinte das pessoas, aprenda a escutar com a alma, com o coração e não somente falar, falar e falar.

Então, escute mais o diálogo de seu próximo, seja seu pai, sua mãe, seus irmãos, seus amigos, sua esposa, seu esposo, seus filhos, seus companheiros de trabalho, pois só assim saberemos bem o que dissermos por que primeiro escutamos e só depois, meditaremos a mensagem em nossos corações e logo, expressaremos os nossos pensamentos e sentimentos de forma autêntica.

Muita fé, paz, compreensão em vossos corações e escute mais o seu próximo!

Beijos,

Márcia Fernandes