Como o Espiritismo entende o ditado: “Vaso ruim não quebra fácil”?

Sempre ouvimos este ditado popular: “vaso ruim não quebra fácil”, mas o que isso nos ensina? Será que existe um fundamento espiritual mais profundo de sabedoria?

A Doutrina Espírita vê nesse ditado mais um ato de sabedoria e bondade de Deus. Se “vaso ruim” significa pessoas mais atrasadas, pessoas que se dedicam ao mal, essas são exatamente as que precisam ficar por mais tempo na escola da Terra porque têm muito mais o que aprender do que a pessoa que já está mais evoluída, o que chamamos popularmente de “vaso bom”.

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec nos ensina no capítulo V, Bem aventurados os aflitos: “Dizeis, muitas vezes, referindo-vos a um homem mau que escapa de um perigo. Se fosse um homem de bem, teria morrido”.

Pois bem, ao dizer isso podeis até estar com a verdade. Muitas vezes, Deus dá efetivamente a um espírito, ainda jovem nos caminhos do progresso, uma prova mais longa do que a um bom, o qual poderá receber, como recompensa de seu mérito, o favor de uma prova tão curta quanto possível.

De qualquer forma, quando dizeis: “Se fosse um homem de bem, teria morrido”, estais cometendo uma ofensa. Habituai-vos a não julgar aquilo que não podeis compreender e acreditar que Deus é justo em todas as coisas.

Muitas vezes, o que vos parece mal é um bem; mas vossas capacidades são tão limitadas que o conjunto do grande todo escapa aos vossos rudes sentidos.

Belo ensinamento, não é mesmo? Ótimo post para autorreflexão! Fica aqui a dica de sabedoria de hoje para todos nós!

Luz infinita do universo a todos!

Beijos,

Márcia Fernandes

Fonte de pesquisa: Revista Guia da Doutrina Espírita Especial. Ano 4, nº 3 – 2015. Editora Alto Astral.