Dúvidas do Espiritismo: O que é Espiritismo e qual é o objetivo de seu estudo?

A partir de hoje, resolvi escrever para você um pouco sobre Dúvidas do Espiritismo em nosso cantinho. Aqui, você terá a oportunidade de saber as dúvidas mais comuns sobre o Espiritismo.

Vamos lá, pessoal, juntos, obter mais conhecimento, sabedoria para nossa alma!!! Seguem as respostas para as perguntas iniciais do tema, então, confira:

O que é Espiritismo?

A Doutrina Espírita ou Espiritismo, como é mais popularmente conhecida, é um conjunto profundo de ensinamentos dos espíritos desencarnados (fora de um corpo material) para os homens, espíritos encarnados (temporariamente dentro de um corpo físico).

Por meio desses ensinamentos trazidos a Allan Kardec no século XIX, na França, os espíritos elevados nos orientam sobre a realidade da vida que continua depois do túmulo e como devemos agir enquanto na Terra para que possamos ter um retorno feliz para o “outro lado” da existência.

Esses mesmos ensinamentos nos orientam como devemos agir para não termos de nos encontrar com a dor quando retornamos a um novo corpo físico. Como bem disse Kardec na introdução de “O Livro dos Espíritos”, “a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio a relação do mundo material com os espíritos ou seres do mundo espiritual”.

Qual é o objetivo do estudo do Espiritismo?

O Espiritismo serve para provar materialmente a existência do mundo espiritual. Como ele é formado pelas almas daqueles que viveram, isso é a prova da existência da alma e da sobrevivência ao corpo. As almas que se manifestam revelam suas alegrias e seus sofrimentos segundo a maneira como viviam na Terra; disso resulta a prova das penas e das recompensas futuras. As almas, ou espíritos, descrevendo seu estado e sua situação, corrigem as ideias falsas que se fazia sobre a vida futura e, principalmente, sobre a natureza e a duração das penas. Assim, a vida futura passa do estado de teoria vaga e incerta ao estado de fato consumado e positivo, resultando na necessidade de trabalhar, o máximo possível, durante a vida presente, que é de curta duração, em proveito da vida futura, que é indefinida.

E aí? Gostaram da sabedoria de hoje? Espero que sim e no post de terça-feira, aguardem por mais conhecimentos! Oba!!!

Infinita luz Divina, prosperidade mil a todos e ótimo domingo!

Beijos,

Márcia Fernandes

Fonte de pesquisa: Revista Guia da Doutrina Espírita Especial. Ano 4, nº 3 – 2015. Editora Alto Astral.