Jardim Aromático em sua casa

jardim_aromaticoQue tal você montar um Jardim Aromático em sua casa?

Traga um pouco o mundo dos aromas para seu lar, com certeza, será bastante útil para você. Como é bom semear e depois saborear tudo que é natural, isso fará um bem danado para nossa saúde como um todo.

Saiba que não é preciso de muito espaço para você montar um Jardim Aromático. Até pessoas que moram em apartamentos poderão ter um.

Vamos aderir à ideia de termos um jardim desses em casa, já que nunca é demais investir em ervas medicinais naturais para nosso bem-estar, usufruindo dos aromas, chás, temperos culinários e também a beleza decorativa com efeitos fabulosos de cores e texturas.

O que você deverá levar em conta para montar um Jardim Aromático em sua residência?

Primeiramente, a escolha do local de cultivo. O local deverá ser escolhido de acordo com a planta que você irá cultivar. Em geral, as plantas precisam de um período na sombra e outro de luz solar. Analise essas possibilidades em seu ambiente. Se você reside em apartamento, poderá montar seu jardim em vasos e jardineiras, levando em consideração de que você terá de forrar o fundo do vaso com cascalho grosso antes de colocar a terra, dessa forma, garantirá uma drenagem perfeita. O excesso de água no fundo dos vasos, geralmente, apodrece as raízes e a planta vem a morrer.

Outro ponto a ser observado é o preparo da terra. Em geral, as plantas aromáticas necessitam de um solo leve, poroso e bem arejado para uma boa circulação de água e ar, logo, terá de usar terra de boa qualidade.

Segundo pesquisas, a fórmula básica para você ter um bom solo é: 1/3 de adubo orgânico curtido; 1/3 de areia grossa; 1/3 de terra comum de boa qualidade, preferencialmente, livre de sementes de ervas daninhas.

Quais ervas você poderá cultivar em seu Jardim Aromático?

As ervas mais utilizadas são: Alecrim, Alfazema (Lavanda), Arruda, Guiné, Boldo, Camomila, Capim-limão, Erva-cidreira, Hortelã. Isso já será um bom começo para seu Jardim Aromático.

O Alecrim não tolera excesso de umidade e matéria orgânica, portanto, necessita de um solo com ótima drenagem. Poderá ser plantado o ano todo. Seus benefícios são inúmeros, dentre eles: é considerado como antisséptico, antiespasmódico, antimicrobiano, diurético, excelente para problemas respiratórios, distúrbios menstruais etc. Saiba que um bom chá de Alecrim à noite é excelente para acalmar sua alma e espantar o baixo padrão vibratório de espíritos inferiores.

A Alfazema (Lavanda) prefere ambientes ensolarados, porém protegidos do vento. Não necessita de regas constantes. Você poderá regá-la nos momentos mais frescos do dia. Seus benefícios são inúmeros, dentre eles: é considerado como sedativo, antisséptico, anti-inflamatório, relaxante, cicatrizante, inseticida. É muito utilizada em casos de bronquite, reumatismo, tosse e problemas do sistema nervoso.

A Arruda prefere ambientes ensolarados, solo bem drenado, exige regas frequentes. Seu uso é extremamente restrito, pois apresenta substâncias tóxicas. As mulheres gestantes jamais poderão fazer uso dessa erva porque ela provoca hemorragia. Aqui, em seu jardim, ela deverá ser utilizada como repelente de insetos. Espiritualmente falando, a Arruda tem energia quente, portanto, limpa o local de fluidos negativos, espanta a energia terrível da inveja. A aura da Arruda, por ser vermelha, atrai para ela a energia da inveja e com isso ela seca e morre. Você terá de trocá-la constantemente. Por isso, é legal você ter em seu Jardim Aromático junto da Arruda, um pé de Guiné. A Guiné puxa as vibrações negativas das outras plantas e transmuta a vibração da paz no ambiente. A Guiné também prefere ambientes ensolarados, exige regas frequentes, mas cuidado para não encharcar demais com água. Certamente, elas serão plantas mágicas para seu jardim, pois apresentam o poder místico de afastar o quebranto, “mau-olhado”.

O Boldo é considerado uma planta com bastante resistência e prefere ambientes ensolarados. Seus benefícios são inúmeros, dentre eles: o chá de suas folhas é ótimo para facilitar a digestão, é considerado como analgésico, diurético, ajuda nos regimes de emagrecimento, porém não poderá ser utilizado em excesso, podendo causar irritação gástrica. Espiritualmente falando, você poderá tomar um Banho de Boldo às sextas-feiras para descarrego universal. É o famoso Banho de Oxalá (Jesus). Ele é muito bom, pois o boldo é o único banho de ervas que podemos literalmente lavar a nossa pineal, nossa coroa, nossa cabeça. Para isso, basta macerar algumas de suas folhas em dois litros de água morna. Após seu banho higiênico, banhe-se com essa mistura da cabeça aos pés.

A Camomila prefere um solo bem drenado, fofo, com adubo orgânico e as sementes precisam de luminosidade para brotarem, portanto, não as enterre profundamente. Seus benefícios são inúmeros, dentre eles: é considerado calmante, ótimo para o sistema digestivo, combate vermes, gastrites, insônia, dores musculares, reumatismo, portanto, é um excelente anti-inflamatório, antisséptico e sedativo. Segundo a lenda, a Camomila atrai muito a energia da prosperidade, do dinheiro, por isso, antigamente, os jogadores costumavam lavar as mãos antes de entrarem em campo com chá de Camomila para atraírem o poder da sorte.

O Capim-limão não necessita de adubação periódica, prefere ambientes ensolarados e pouca umidade. Você terá de tomar cuidado ao manuseá-lo, pois suas folhas são afiadas. Seus benefícios são inúmeros, dentre eles: é considerado calmante, diurético, combate a insônia, o stress, reduz a ansiedade, espanta a energia terrível da inveja.

A Erva-cidreira não tolera calor excessivo, portanto, deverá ser regada com bastante frequência e o solo deverá ser rico em matéria orgânica. Seus benefícios são inúmeros, dentre eles: é considerado como calmante, combate a insônia, enjoos, gases, o stress, é ótimo para dores de cabeça, tensão muscular, sistema digestivo.

A Hortelã não precisa ser muito adubada, prefere ambientes ensolarados e sombreados, renova-se a terra na estação primavera quando plantada em vasos. Seus benefícios são inúmeros, dentre eles: é considerado analgésico digestivo, antifúngico, anti-inflamatório, combate vermes, cólicas, azias etc.

Ficam aqui essas dicas maravilhosas de hoje para você! Muita luz e paz no coração!

Beijos,

Márcia Fernandes

*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.