O medo em nossa vida

medoAtualmente, o medo é o maior inimigo do ser humano, mas poderia ser um aliado dele.

Infelizmente, sentimos medo de muitas coisas! O medo está agregado ao passado, presente, futuro, a uma doença, um fracasso repentino, nos relacionamentos afetivos nada agradáveis, medo da morte, de ficar louco, de ser humilhado por alguém, de cair em uma cama e ser dependente de alguém, medo de falar em público e muito mais. São tantos os medos que ficam difíceis mencioná-los em poucas linhas.

Mas afinal o que é o medo?

Podemos definir que o medo é um sentimento de forte inquietação interior por algum motivo presente, podendo ser real ou até mesmo imaginário, não deixa de ser uma expressão profunda de instabilidade das emoções, ou seja, insegurança emocional.

Mas para se chegar a tantos medos, temos de analisar qual foi a raiz desse sentimento. Será que foi por meio da família, religião, professores, amigos, colegas de trabalho, a própria sociedade? Será que foram eles os causadores de nossos medos?

Eis uma boa pergunta a ser analisada com carinho! Pessoal, a partir do momento em que entendemos nossa existência, é preciso criar as próprias crenças e valores, é necessário saber o que é ou não bom para nós, então, resta-nos a libertação dos medos transmitidos pelos outros.

Não estou dizendo que não devemos sentir medo algum, de nada. Não é isso! Devemos sim suavizar o sentimento de medo, pois consideramos tal palavra muito forte em nosso dia a dia.

Gente, vamos facilitar a vida! Que tal trocarmos a palavra medo por prudência? É isso mesmo! Liberte-se dos medos, despeça deles! Deveremos sim ter prudência, isto é, bom senso, cuidado, cautela, sensatez, reflexão antes mesmo de qualquer atitude de nossa parte.

Pensando dessa forma, certamente, o medo desaparece, pois fica mais fácil administrá-lo, tendo prudência nas próprias ações. Vamos abandonar as mesmices do dia a dia, pois é preciso acordar para a vida, afinal o medo estaciona nossas ideias, nos amarra na solidão, nos afasta do autoconhecimento, da verdade de nossa essência.

Então, fica aqui a dica de hoje para você! Tente se libertar de seus medos acreditando mais em você mesmo, mantenha sempre acesa a luz que te ilumina diariamente, abra-se para o autoconhecimento da alma, crie novas ações para sua existência, livre-se das pedras em seu caminho, pense mais em você, em seus desejos e sonhos, viva realmente sua plenitude, afinal temos o livre arbítrio para fazermos as boas escolhas.

Pense nisso com carinho e viva a vida sem medo de ser feliz! Desejo a todos muita prudência em vossas ações, atitudes e mais felicidade no coração!

Beijos,

Márcia Fernandes