Ser sábio diante da vida

sabioComo conquistar a sabedoria no decorrer da vida? Você já pensou sobre este assunto?

Aqui, não estamos falando especificamente da sabedoria que nós adquirimos na escola, no colégio ou na faculdade e sim da sabedoria do dia a dia de nossa existência.

É claro que todos os conhecimentos os quais adquirimos nos meios acadêmicos nos deixam mais experientes, inteligentes, conquistamos o trabalho de nossos sonhos, mas a sabedoria interior diante da vida é diferente.

Então, o que é ser sábio diante da vida?

Ser sábio diante da vida significa buscar sempre e constantemente autoconhecimento para sua essência, é a busca da própria verdade enquanto espírito, saber lidar com as pessoas a sua volta com humildade, compaixão, não se acomodar diante dos desafios que o próprio universo nos propõe, não desanimar diante das dificuldades e sim buscar sempre soluções mais favoráveis, encarar os obstáculos como formas de aprendizado de vida, é usar e abusar do bom senso na tomada de decisões, significa não prejudicar o próximo, saber lidar com a vida de forma a não levar vantagens e sim manter o bem de todos.

Ser sábio significa ainda pensar em seu próximo como a ti mesmo, entender as experiências vividas no dia a dia, ficar atento aos toques do universo, ter bons pensamentos e sentimentos, praticar a paciência, a tolerância em nossas atitudes, pensar antes de falar, saber discernir o bem do mal, ficar em silêncio quando necessário, viver em paz consigo mesmo e com os outros, ouvir sempre seu EU interno, sua alma, usufruir de seu tempo presente sem lamentações e sim com ações e mudanças positivas.

É isso aí, pessoal! Vamos conquistar a sabedoria da vida em nosso dia a dia respeitando o que nossas intuições estão dizendo para nós, sentindo o que nossa alma deseja, enfim, vamos valorizar mais nossa sensibilidade diante do universo.

E por fim, finalizo este post com uma reflexão sensacional do escritor Augusto Cury:

“Ser sábio é o ser humano que tem coragem de ir adiante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência”.

Beijos,

Márcia Fernandes