Vamos nos unir contra os preconceitos!

vamos_unirSegundo a fonte de pesquisa Wikipédia, preconceitoé um “juízo” preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude “discriminatória” perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou “estranhos”. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.

Na verdade, é um conceito formado antecipadamente sem fundamento apropriado de algo, um conceito pré-estabelecido antes de tomar o verdadeiro conhecimento do assunto.

Infelizmente, muitas vezes, falamos das pessoas sem antes ter o devido conhecimento sobre elas, aí já inicia uma forma de preconceito. Existem muitas formas de preconceito, vamos conhecer agora os tipos mais comuns de preconceito existentes em nossa sociedade.

Racismo

Este é um dos mais comuns entre nós. Aqui as pessoas ou um grupo de pessoas pensam que determinadas raças são inferiores a outras e chegam ao ponto de levarem vantagens com base na raça.

Sexismo

É um tipo de preconceito baseado no sexo. Infelizmente, existe o preconceito de que os homens são melhores que as mulheres, portanto, são intitulados muitas vezes de “poderosos”. Aquela velha crença de que as mulheres foram feitas para cuidarem da casa e das crianças ainda é questionada. Em determinadas oportunidades no mercado de trabalho, os homens ainda levam vantagens superiores.

Social

Este tipo de preconceito é aquele em que a classe social mais rica fica contra as pessoas que vivem menos bem na sociedade, porém o oposto também ocorre. Muitas pessoas menos favorecidas financeiramente criticam aqueles que têm mais posses.

Homofobia

Sempre a heterossexualidade foi considerada superior à homossexualidade em nossa sociedade. Muitas pessoas demonstram aversão contra os homossexuais, bissexuais e lésbicas presentes no meio social. Infelizmente, ocorrem muitos crimes, brigas, intrigas entre grupos em virtude da discriminação.

Preconceito com as pessoas deficientes

Aqui o preconceito ocorre com discriminações e maus tratos contra o deficiente físico, emocional e mental. Em muitos países, ainda é negada a oportunidade de emprego, por exemplo, para essas pessoas em razão de sua deficiência.

Religião

Sabemos que as perseguições e discriminação estão presentes na história da humanidade quando o assunto é crença religiosa. Infelizmente, as religiões organizadas e os ateus sofrem discriminação até os dias atuais, um critica o outro e não se chega a lugar nenhum. Além disso, existem países em que é comum o domínio de uma religião.

Peso/Altura

A própria sociedade já intitula um padrão de beleza. Se as pessoas fogem de tal padrão, isto é, se elas estão acima do peso ideal, se são altas demais, magras demais, o preconceito já toma os ares das controvérsias, a discriminação é notável.

Preconceito com a idade

É bastante comum este tipo de preconceito. Tanto os idosos quanto os jovens são discriminados em nossa sociedade. Os mais idosos são vistos como pessoas ultrapassadas e limitadas ao passado, já os mais jovens não têm experiência suficiente. Segundo pesquisas, um quinto dos trabalhadores já sofreu discriminação no ambiente de trabalho em virtude da idade.

Nativismo

Este tipo de preconceito é praticado contra os emigrantes de um determinado país. Existem governos, autoridades públicas que negam serviços de saúde, emprego entre outros para os emigrantes, é uma forma de discriminação sem fim.

Preconceito com a aparência

Este também é um dos mais praticados em todo o mundo. Vestir-se de forma diferente, com tatuagens ou outros tipos de acessórios atraem olhares desconfiados. Quando se foge do padrão, da normalidade, as empresas não contratam essas pessoas no mercado de trabalho, por exemplo.

Agora que conhecemos os tipos de preconceito mais comuns entre nós, vamos nos unir contra eles! Diga “não” aos diferentes tipos de preconceito, só assim conquistaremos uma sociedade mais justa a todos!

Fica aqui esta reflexão de hoje para você! Desejo a todos muitas conquistas positivas e luz na alma!

Beijos,

Márcia Fernandes