10 dicas científicas para manter a força de vontade em ação

Nós somos desafiados dia a dia pela sabedoria da vida, portanto, viver não é tão fácil quanto parece, tomar as melhores decisões exige um pouco mais da força de nossa vontade, ou seja, nosso autocontrole, esforço de controle sobre si mesmo, mudanças na forma de pensar, sentir visando, é claro, nossos melhores interesses.

Podemos dizer que as resoluções da vida são sim desafiadoras. Exemplos comuns como emagrecer, economizar dinheiro ao longo do ano, parar com um vício, correr atrás de um novo conhecimento estão na lista de 1/3 das pessoas quando iniciam o ano novo, mas antes mesmo de terminar o mês de Janeiro, a maioria desiste das metas, de acordo com a pesquisa demonstrada pela empresa FranklinCovey.

Então, o que se pode fazer para aumentar as chances de alcançar nossos objetivos, nossas metas com mais sucesso?

Para isso, contamos com as 10 dicas da psicóloga Kelly McGonigal em que durante anos ministrou um curso popular na Universidade de Stanford, EUA. Confira com alegria:

A força de vontade é comparada a um músculo, portanto, quanto mais se desenvolve, mais poderá usá-la em seu dia a dia. Então, comece com desafios, objetivos pequenos antes de encarar metas mais difíceis.

Escolha uma meta que, realmente, deseja alcançar e o faça feliz. Pense em um objetivo que possa contribuir para seu crescimento pessoal, planeje os passos calmamente e siga em frente sem medo de arriscar e ser feliz.

Tente se inspirar em alguém que já conseguiu alcançar a meta que tanto você deseja, afinal, na companhia de amigos, familiares ou colegas de trabalho, tudo fica mais fácil, leve e suave, não tenha receio de trocar ideias, informações e vivências.

Conforme ficamos cansados, a força de vontade tende a enfraquecer ao longo do dia, então, priorize as atividades do dia. Por exemplo, pela manhã, para muitas pessoas, a disposição está a mil, logo, é o momento de praticar exercícios físicos.

Força de vontade e estresse não se combinam. O estresse nos deixa focado somente nas metas de curto prazo, já a força de vontade nos proporciona energia para objetivos em longo prazo. Então, uma caminhada de 5 minutos poderá fortalecer nossa força de vontade, acalmar nossos ânimos, por exemplo, nos momentos de tensão.

A alimentação equilibrada apresenta uma função importante, logo, uma dieta com mais vegetais e menos alimentos processados oferece mais energia saudável para nosso cérebro e assim, poderá melhorar sim todos os aspectos necessários para mantermos a força de vontade em ação. Isso valendo também para uma boa noite de sono, logo, dormir bem aumenta nossa disposição e força de vontade diante da vida.

Não se convença de que amanhã será diferente. Dá a impressão que no dia seguinte teremos mais energia e determinação, muitas vezes, isso é falso, pois cederemos a muitas tentações pelo caminho, observa a psicóloga.

É preciso entender os próprios limites e tomar as devidas decisões quando eles surgirem, portanto, fique de olho nas tentações e perceba o que distancia o alcance de seus objetivos. Mude, rapidamente, seu caminho, suas intenções!

Seja específico com sua meta, delimitando-a, entenda o que realmente você precisa para alcançá-la, porém seja ao mesmo tempo uma pessoa flexível, ou seja, mude o que for preciso no meio do caminho.

Permita-se dar “recompensas saudáveis” para si mesmo durante toda a trajetória na conquista de sua meta. Segundo pesquisas, ao associar tarefas a um pequeno prêmio, o cérebro passa a encará-las como algo sadio e positivo.

Vamos lá, cuidar mais de nossa saúde em todos os aspectos, olhar mais para si mesmo, detectar as necessidades e superá-las cada dia com fé!

Só assim nossa força de vontade não se perderá pelo caminho, ao contrário, manteremos nossa energia sempre ativa e viva! Reflita sobre as dicas do post de hoje com carinho para colocá-las em prática. Eu já comecei por aqui, sinto-me feliz e conto também com vocês!

Paz interior, luz Divina, força de vontade e sucesso a todos!

Beijos,

Márcia Fernandes

http://revistagalileu.globo.com/Life-Hacks/noticia/2017/01/11-dicas-cientificas-para-manter-forca-de-vontade.html