A existência de Deus para Platão

deus_plataoSaiba que Platão foi um dos principais filósofos gregos da Antiguidade. Ele nasceu em Atenas por volta do 427/428 a.C. (antes de Cristo), foi seguidor de Sócrates e mestre de Aristóteles.

Este filósofo participou de uma época em que existiam valores antigos bastante acentuados e ao mesmo tempo um novo mundo que emergia, portanto, foi um período em que a riqueza de ideias foi algo fabuloso para ele, podendo abordar vários temas contendo debates sobre ética, política, metafísica e teoria do conhecimento. Mas podia se expressar mais de forma artística do que racional na época, por isso seus escritos são em forma de diálogo adicionados a uma beleza inexplicável.

Os principais aspectos em suas obras consistiam em: o mundo das Ideias, Psicologia, existência de Deus, o domínio da opinião, a moral e a política. Vamos ver o que Platão nos deixou de conhecimento sobre a existência de Deus.

A discussão filosófica no Ocidente sobre a existência de Deus iniciou-se com Platão e Aristóteles. Para ele, Deus representa a essência do Bem, portanto, é fato afirmar que Deus é o ser, Deus é o bem, Deus é vida, Deus é ação.

Segundo Platão, “nós somos uma criação admirável, saída das mãos de Deus, só ele maneja os fios e dirige nossa própria vida, por isso, as coisas humanas não são dignas de grande afã”. (Leis, 808b). Logo, o homem honesto, justo, ético e com bondade infinita em seu coração amará sempre a Deus.

E como podemos nos unir a Deus?

Para Platão, é por meio da oração que poderemos nos unir a Deus de maneira virtuosa e infinita. Em sua obra, ele nos aconselha a fazer uma oração nos momentos solenes de nossa vida, por exemplo, em uma celebração de um casamento ou até mesmo na ocasião de abertura de um negócio ou empresa. Isso significa que não podemos usar e abusar de nossos pedidos, nossos desejos ao apelarmos por meio da oração. O momento da oração é algo sublime, Divino, sagrado, portanto, o respeito acima de tudo e sinceridade na alma ao se comunicar com Deus.

De acordo com o filósofo, não devemos orar em vista de ninharias, ou seja, para obter ouro, prata e sim orar para pedir um bem verdadeiro para nossa alma, nossa essência. Segundo Platão, devemos fazer pedidos em nossas orações no intuito de vivermos uma vida mais sensata e racionalizada, ou melhor, uma vida mais feliz, com bom senso em nossas atitudes, sabendo fazer as devidas escolhas em nosso caminho existencial.

E para provar a existência de Deus, Platão ainda recorre ao mito com duas provas: A primeira é uma prova baseada na existência do mundo: Deus é o Demiurgo. Aqui, Platão reconhece que para uma obra ter sua origem, é preciso que haja um artífice e assim, expõe seu Demiurgo em linguagem mítica. Ele, depois de ter contemplado o mundo Ideal, decidiu fazer o universo a sua imagem.

Já a segunda prova é baseada no movimento: Deus é a alma real. Para ele, o mundo está sujeito a um movimento ordenado, como o movimento das esferas celestes, que é pela sua estabilidade, a própria imagem da inteligência. Para que exista o movimento, é preciso um motor. Aqui, Platão recomenda dois motores: um corpóreo e a alma. O corpo é estático, é sempre movido por outro antes de se mover. Já a alma é o motor que apresenta em si o princípio do movimento, portanto, a alma domina o corpo que morre.

Fica aqui esta maravilhosa sabedoria de hoje para você! Espero que todos tenham gostado! Desejo luz e paz no coração!

Beijos,

Márcia Fernandes

Fontes de pesquisa: http://www.infoescola.com/

http://www.consciencia.org/

http://felipepimenta.com/