A mente mais estável do mundo

mente_estavelPessoal, uma ioguina indiana, Dadi Janki, com 86 anos de idade, foi considerada pelo Instituto de Pesquisa Médica e Científica da Universidade do Texas como a “mente mais estável do mundo”. Resolvi compartilhar com vocês esta fantástica sabedoria! Vamos lá!

Ela foi testada em situações tensas e perigosas em que seu eletroencefalograma marcou presença constante de ondas delta, ou seja, ondas mais positivas e lentas produzidas pela atividade cerebral. Isso significa que suas ondas cerebrais não se alteram mesmo em situações extremas. Janki ainda recebeu da ONU o título de “Guardiã do Planeta” pelo seu trabalho em prol de mentes mais livres e pacíficas.

Quando perguntaram a ela, em sua visita a São Paulo, a receita de uma mente tão tranquila e sem pesos, ela respondeu:

“Muito amor no coração por todos e nenhum apego por ninguém, tentar não prejudicar pessoa alguma minimamente e eliminar da mente qualquer pensamento negativo, fazendo um exercício diário e ter a certeza de que não estamos aqui à toa, mas para cumprir o destino da evolução. Que somos caminhantes, sem dependências ou estabilidades. Quem não percebe isso se torna escravo do desnecessário e polui a mente”.

Segundo Janki, deveríamos viver uma vida mais simples. As pessoas, atualmente, vivem com muita demanda de consumo, uma hora deseja isso, outra hora deseja aquilo e assim todos acabam tendo muitas demandas e expectativas. Ela explica que ter vida simples significa ter vida real. Algumas pessoas pensam que a necessidade da vida é possuir coisas, objetos, mas na verdade, o que realmente importa é possuir valores espirituais. Dessa forma, a espiritualidade se desenvolve mais facilmente. E espiritualidade significa cada pessoa usar seu tempo, seu dinheiro, sua energia no caminho do bem.

Janki ainda nos propõe que o ser humano deve investir nas qualidades de seus pensamentos, ser capaz de ter um relacionamento com o Divino, universo Superior e, por fim, entender os movimentos de calma e ação, assim todos nós poderemos usufruir da paz verdadeira.

A ioguina indiana considera as demandas externas muito intensas e isso acaba prejudicando a qualidade dos relacionamentos em geral. No final das contas, o ser humano complica muito sua vida em virtude dessas demandas e acaba se esquecendo de tomar conta de si mesmo, em consequência os relacionamentos sofrerão dificuldades.

Com uma vida simples, o indivíduo é capaz de dar mais atenção aos outros, cooperar com os outros, tornando-se assim um coração generoso.

Um dos segredos de uma vida plena e de paz é buscar caminhos diferentes os quais não façam os seres humanos perderem tempo e energia, livrar-se das negatividades do mundo, portanto, devemos focar somente em coisas boas, de valor, com significado para nossa essência e eliminar os maus hábitos. E tudo isso se inicia com a transformação interior, autoconhecimento e entender que é por meio da espiritualidade que se pode alcançar uma vida plena.

E para finalizar, de acordo com Dadi Janki, todos aqueles que, através da observação contínua de si mesmos, e através da meditação, experienciam um relacionamento autêntico com Deus, podem se tornar as estrelas brilhantes que iluminam o mundo. Se todos seguirem assim, poderemos criar o céu aqui na Terra. Mas, primeiro, teremos de criar o céu em nossas mentes. Porque tudo o que acontece neste mundo começa antes no coração dos homens.

Linda sabedoria para reflexão, não é mesmo? Então, vamos refletir sobre este ensinamento de Dadi Janki em nosso dia a dia para que possamos conquistar a verdadeira paz de espírito!

Desejo muita paz interior e sabedoria na alma a todos!

Beijos,

Márcia Fernandes

Fontes de pesquisa:

http://vidasimples.abril.com.br

 http://intuicao.com/harmonia/dadi-janki-a-mente-mais-estavel-do-mundo/