A mentira

Dizem que às vezes uma mentirinha é necessária, será?  Uma mentirinha só não faz mal a ninguém!

Pesquisas mostram que num bate-papo em que por algum motivo começamos a mentir, no mínimo, mentimos três vezes em dez minutos. Será que isso realmente ocorre?

Desde criança, nossos pais nos ensinam a contar uma mentirinha quando na festa de aniversário, por exemplo, recebemos um presente e mesmo não gostando, temos de dizer que sim, por educação.

Às vezes, mentimos para conseguir interação social, conquistar objetivos e agradar pessoas. Em alguns momentos, a mentira é a melhor solução para alguma situação.

A mentira só pode ser considerada por um bom motivo se não prejudicar alguém. Porém, temos sim uma forma de identificar um Pinóquio, pois as atitudes o denunciam. Veja a seguir quais sinais que você deverá ficar atento para detectar se alguém está mentido à sua frente. Vamos aos sinais!

– Desvio do olhar a toda hora.

– Alternância na modulação da voz.

– Diminuição da quantidade de gestos.

– Coça o nariz com mais frequência.

– Para por alguns segundos pensando, pensando.

– Não deseja ver, ouvir ou falar quando é contrariado.

– Costuma contrair a região da testa pouco acima da sobrancelha.

– Gagueja com frequência.

– Quando termina o assunto, deseja sair rapidamente.

Aos Pinóquios, um aviso! Cuidado para não viciarem nessa arte de enganar, pois sua vida poderá se tornar um mar de mentiras até mesmo atingir aquele estágio de se tornar um mentiroso tal que, ao falar uma verdade, ninguém acreditará mais em você. Enfim, mentiras não são nada benéficas, em situação alguma, só a verdade poderá deixar seu coração e consciência tranquila.

Seja adepto à verdade e busque ser feliz!

Beijos,

Márcia Fernandes