A sabedoria da vida

BLOG GRANDE INTERNO_A SABEDORIA DA VIDA

 

O que é sabedoria para você?

Podemos dizer que “sabedoria” não deve ser confundida com inteligência, esperteza ou astúcia, pois muitas vezes esses atributos não significam necessariamente o nosso verdadeiro crescimento pessoal.

Vale lembrar que sabedoria não apresenta a relação com aquela pessoa que detém conhecimento científico, que está no mais alto padrão culto porque estudou muito. Uma pessoa idosa, por exemplo, pode apresentar um alto grau de sabedoria e vivência, porém não teve tanta oportunidade de estudar como um estudante que vive na escola o tempo todo.

Então, sabedoria significa mais que a nossa própria vivência diante das situações da vida. Ela nos dá o poder de experimentar, enfrentar e superar as dificuldades, os problemas da vida sem traumas. Ou melhor, as pessoas têm em seu íntimo uma porção mágica de sabedoria, de conhecimentos variados de tal forma que elas se sentem seguras ao transpor as barreiras diante das situações da própria vida.

Já dizia Chico Xavier: “Tenha uma sabedoria superior e seja um eterno aprendiz da escola da vida. A sabedoria superior tolera; a inferior, julga; a superior, alivia; a inferior, culpa; a superior, perdoa; já a inferior, condena. Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar”.

Diante dessa análise, cabe a nós confiarmos fortemente em nossa própria sabedoria, pois ela apresenta uma relação consistente com o nosso amor pela própria vida, pelo “eu interior”. Portanto, quem ama supera as dificuldades da vida, quem ama enfrenta os problemas com suavidade, quem ama conhece o seu semelhante, quem ama sabe melhor definir o seu próprio caminho.

E para terminar o Blog de hoje, segue uma pequena passagem bíblica para você refletir que a sabedoria da vida sempre está presente em nosso dia a dia.

 

“A sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura;

e é também pacífica, bondosa e amigável.

Ela é cheia de misericórdia,

produz uma colheita de boas ações e

é livre de preconceito e de fingimento”.

Tiago 3.17 (leia 3.16-4.3)

 

Pense nesse post com carinho e seja sábio diante de suas atitudes diárias!

 

Beijos,

Márcia Fernandes.