A sabedoria de Napoleão Bonaparte

Recebi uma belíssima mensagem de uma amiga e compartilho com vocês no post de hoje. É sobre a sabedoria de Napoleão Bonaparte para os nossos dias. Você sabe quem foi Napoleão Bonaparte?

Ele foi o Imperador da França de 1804 a 1814. Este importante personagem da nossa história nos deixou uma sabedoria muito valiosa. Ele classificava os soldados em quatro tipos. Veja:

1. Os inteligentes com iniciativa.

2. Os inteligentes sem iniciativa.

3. Os ignorantes sem iniciativa.

4. Os ignorantes com iniciativa.

Em relação aos inteligentes com iniciativa, Napoleão direcionava as tarefas de comandantes gerais, portanto, eram totalmente estrategistas.

Já aos inteligentes sem iniciativa, ele deixava-os como oficiais para receberem ordens superiores e, posteriormente, cumpri-las com exatidão.

Os ignorantes sem iniciativa eram colocados na frente das batalhas e salvem-se quem puder.

Um ignorante sem iniciativa produz sem qualidade porque resolve alterar do nada os processos já determinados, logo, um grande risco para o desenvolvimento da empresa em questão. Napoleão disse bem, não os queria de jeito nenhum.

E por último, os ignorantes com iniciativa. Napoleão os odiava porque não os queria em seus exércitos porque um ignorante com iniciativa poderia fazer besteiras gigantescas sem pé nem cabeça e depois tentaria até ocultá-las, poderia fazer o que não deve, até se envolver em alguma situação e depois sair por aí dizendo que não sabia. Um ignorante com iniciativa se perde nas boas ideias, nos bons projetos, bons clientes, bons fornecedores.

Por acaso, você identifica em sua vida, em sua empresa ou até mesmo no sistema como um todo os quatro tipos de soldados de Napoleão? E sabe qual é a função de cada um deles?

Gente, é preciso agir com sabedoria, inteligência, honestidade, lealdade, pois a Lei do Retorno existe pra valer. Sejamos como os soldados de Napoleão, os inteligentes com iniciativa, só assim melhoraremos a nossa vida e o sistema como um todo. Não adianta reclamar se não cumprimos com a nossa parte com sábias estratégias visando o bem-estar individual e coletivo.

Pensem nisso com carinho e vamos juntos melhorar a situação de nosso planeta com muita fé, determinação, estratégias inteligentes e garra!

Gostaram da sabedoria de Napoleão Bonaparte? Espero que sim!Não saia daí e curta mais posts para a sua essência! Clique aqui e confira!

Beijos,

Márcia Fernandes