Aceitação e Conformismo

BLOG GRANDE INTERNO_ACEITACAO E CONFORMISMO

 

Você sabe a diferença fundamental entre aceitar as situações da vida e ser uma pessoa conformada ou acomodada que não move uma palha para mudanças?

A aceitação nos traz a paz interior, nos tranquiliza a alma, nos deixa alegres e felizes e ao mesmo tempo nos permite mudar determinadas situações da vida que não nos favorecem ou apenas para evoluirmos como um todo no Universo, quer dizer, ser humano no caminho do progresso.

Já o conformismo é baseado em sentimentos ligados à baixa auto-estima, aqueles sentimentos de não sermos capazes de agir em determinadas situações, de não merecermos sempre o melhor, de sentirmos fraqueza diante das dificuldades e desafios da vida etc.

Normalmente, as pessoas acham que só podem fazer algo para mudar se baseando em sentimentos de raiva e de indignação. Mas será que devemos passar por tudo isso para mudarmos uma realidade? Acredito que não seja necessário!

Certamente, esses sentimentos podem até levá-lo a agir e mudar a sua vida. No entanto, é possível agir e fazer tudo o que tem para fazer para mudar para melhor e aceitar o momento presente, mesmo sendo diferente daquilo que você almeja.

Sendo assim, você consegue dar todos os passos para a verdadeira mudança se sentindo em paz com você mesmo, pois quando você não aceita determinada situação, infelizmente, a mudança se torna pesada, sofrida e dolorosa.

Vale lembrar que a não-aceitação é uma briga, uma frustração com a própria realidade, baseada na imaturidade emocional e na ausência da consciência. O conformismo pode até se disfarçar de aceitação, mas é algo bem diferente porque é baseado em sentimentos contraditórios, negativos e pessimistas.

Sabemos sim que é difícil para o ser humano aceitar as coisas como elas realmente são, mas não existe outro caminho para que a pessoa se sinta em paz, plena e harmoniosa com a própria vida.

Aproveite o momento e faça uma lista de tudo aquilo que você não aceita em diferentes áreas de sua vida ou nas pessoas com as quais você convive. Para cada coisa que você não aceita, liste também detalhadamente todas as razões que fazem você não aceitá-las.

Em seguida, aceite de corpo e alma tais problemas que estão permeando a sua vida e pense com carinho nas possíveis soluções para resolvê-los um por um com muita fé, determinação, coragem e otimismo.

Para finalizar, lembre-se que criar a aceitação já é um grande passo para você iniciar a verdadeira mudança em sua vida em todos os sentidos, sejam pessoais ou profissionais. Mude incansavelmente para o melhor e sinta a real paz interior todos os dias de sua vida.

Pensem muito sobre a mensagem de hoje!

 

Beijos,

Márcia Fernandes.