As horas na Umbanda

Você sabe como funcionam as horas na Umbanda?

Todas as horas na Umbanda são controladas pelo Orixá do Tempo, pouco conhecido, porém determinante no envio das energias cósmicas, assim como o momento exato da utilização do ritual.

Como estamos encarnados num planeta do sistema solar controlado por uma estrela de quinta grandeza, da segunda galáxia, um planeta presídio chamado Terra, temos de seguir o sistema de contagem de tempo do mesmo, embora não consonante com o tempo real baseado no nosso sistema de tempo na Umbanda. Lá, o tempo se divide em três: horas abertas, horas fechadas e horas neutras.

Horas abertas – são as horas positivas para fazer qualquer trabalho tais como: mentalização, vidência, irradiação, jogos de búzios, agrados, analás, amacis.

Horas fechadas – nenhum dos rituais acima deve ser feito. São consideradas horas fechadas os 15 minutos anteriores e posteriores à hora pequena e à hora grande, ou seja, das 11h45min às 12h15min, como também das 23h45min às 00h15min. Essas horas são destinadas à entrega de ebós e descarrego ou o emprego da força negativa para a prática do bem.

Horas neutras – são aquelas em que qualquer ritual poderá ser feito e é dado a cada segundo o seu mérito.  Essas horas são muito usadas no Esoterismo (6h e 18h).

Das sete linhas da Umbanda, apenas três podem interferir e alterar no ritual em todas as horas: linha de Oxalá, a linha das Senhoras (Oxum, Iemanjá, Iansã, Nanã) e Ibeji.

E aí gostou do post! Fica aqui mais esta valiosa dica para você!

Beijos,

Márcia Fernandes