As Sete Linhas da Umbanda

Para entender um pouco mais as Linhas da Umbanda, temos de conhecer as linhas de vibrações.  Uma linha ou vibração equivale a um exército de espíritos que rendem obediência a um chefe. Este chefe representa para nós um Orixá e cabe a ele uma função no espaço.

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre as sete Linhas da Umbanda!

1. Oxalá 

Esta linha representa o princípio, o incriado, o reflexo de Deus. É a luz refletida que coordena as demais vibrações.

As entidades dessa linha falam calmo, compassado e se expressam sempre com elevação.  Seus pontos cantados são verdadeiras invocações de grande misticismo, dificilmente escutados hoje em dia, pois é raro assumirem uma chefia de cabeça.

Linha: Religiosa.

Sincretismo: Jesus Cristo.

Composição: Santos Católicos, povos do Oriente, mista (Pretos Velhos e Caboclos).

2. Iemanjá

Esta linha também é conhecida como povo D’Água. Iemanjá significa a energia geradora, a Divina Mãe do Universo, o eterno feminino, a Divina Mãe na Umbanda.  As entidades dessa linha gostam de trabalhar com água salgada ou do mar, fixando vibrações, de maneira serena. Seus pontos cantados têm um ritmo muito bonito, falando sempre no mar e nos Orixás da dita linha.

Linha: Povo D’Água.

Sincretismo: Nossa Senhora da Conceição.

Composição: Sereias, Ondinas, Orixás femininos, ninfas, caboclas dos rios, das fontes, cachoeiras e marinheiros.

3. Xangô

É o Orixá que coordena toda lei cármica.  É o dirigente das almas, o senhor da balança universal que afere nosso estado espiritual.

Xangô é o Orixá da justiça.  Seus pontos cantados são sérias invocações de imagem forte e nos levam sempre aos seus sítios vibracionais como asas, montanhas, pedreiras e cachoeiras.

Linha: Justiça.

Sincretismo: São Jerônimo, São Pedro.

Composição: mista (Caboclos e Pretos velhos), policiais, juristas, advogados.

4. Ogum

A vibração de Ogum é o fogo da salvação ou da glória, mediador dos choques consequentes do karma.  É a linha das demandas da fé, das aflições, das lutas e das batalhas da vida. É a Divindade que no sentido místico protege os guerreiros. Os caboclos de Ogum gostam de andar de um lado para o outro e falam de maneira forte, vibrante e em suas atitudes demonstram vivacidade.  Suas preces cantadas traduzem invocações  para a luta da fé, demandas, batalhas etc.

Linha: Demandas.

Sincretismo: São Jorge.

Composição: militares, caboclos, exus da lei, Eguns (almas), baianos, boiadeiros e ciganos.

5. Oxóssi

A vibração de Oxóssi significa ação envolvente ou circular dos viventes da terra, ou seja, o caçador das almas que atende na doutrina e na catequese.  Sua entidade fala de maneira serena e seus passes são calmos, assim como seus conselhos e trabalhos.

Seus pontos cantados traduzem beleza nas imagens e na música e, geralmente, são invocações às forças da espiritualidade e da natureza, principalmente as matas.

Linha: Caboclos.

Sincretismo: São Sebastião.

Composição: caboclos e caboclas, índios e boiadeiros.

6. Iori 

Estas entidades altamente evoluídas, quando no plano de protetores, gostam de se sentar no chão e saborear doces, mas sem desmandos.

Seus pontos cantados são melodias alegres e em algumas vezes tristes, falando muito em papai, mamãe, céu e em mantos sagrados.

Linha – Crianças.

Sincretismo – Cosme e Damião.

Composição: Crianças (meninos e meninas de todas as raças).

7. Iorimá

Também chamada de Linha das Almas, essa linha é composta dos primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas suas manifestações. São os Orixás velhos, verdadeiros magos que velando suas formas cármicas, revestem-se de roupagem de Pretos Velhos ensinando e praticando as verdadeiras mirongas.  Eles são a doutrina, a filosofia, o mestrado da magia em fundamentos e ensinamentos.  Geralmente, gostam de trabalhar e consultar sentados, fumando o cachimbo sempre numa ação de fixação e eliminação através de uma fumaça. Seus fluidos são fortes porque fazem questão de “pegar bem” o aparelho e o cansam muito, principalmente membros inferiores, conservando-os sempre curvos; falam compassado e pensam bem no que dizem, raríssimo os que assumem a chefia de cabeça, mas são os auxiliares dos outros guias, o seu braço direito.  Os pontos cantados nos revelam uma melodia tristonha e um ritmo mais compassado, melancólico, traduzindo verdadeiras preces de humildade.

Linha – Pretos Velhos.

Sincretismo: São Benedito.

Composição: Pretos e Pretas Velhas de todas as nações.

Cada linha compõe-se de sete legiões, tendo cada legião o seu chefe.  Cada legião se divide em sete grandes falanges as quais também têm um chefe e cada falange divide-se em sete subfalanges e assim por diante, seguindo um critério lógico.

Maravilhoso conhecimento, não é mesmo?

Beijos,

Márcia Fernandes