Chakras, significado e desequilíbrios

chakrasA origem da palavra “Chakra” vem do sânscrito e significa “roda de luz”. Eles são verdadeiros centros de energia e um sensitivo consegue visualizá-los através das cores reluzentes em sete pontos ao longo da coluna vertebral.

As energias fluem da cabeça aos pés e quando os chakras funcionam perfeitamente bem, a energia flui livremente, levando equilíbrio à mente, ao corpo e espírito trazendo assim, harmonia completa para o ser humano.

Saiba que cada chakra irradia a energia da cor que lhe corresponde, iniciando do topo da cabeça. Tais cores são: violeta, índigo, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Elas indicam como você interage com o universo a sua volta e sente a si mesmo.

Agora, vamos conhecer a função de cada chakra e em quais situações eles poderão ficar desequilibrados. Vamos lá, pessoal!

Chakra Coronário

Cor Violeta: Centro da Coroa (Sahasrara) – Energia básica: “Eu sei.”

Situado na parte mais alta da cabeça, este chakra simboliza o mais puro pensamento. É o elo entre a nossa consciência e o Universo. A expansão deste chakra proporciona a evolução da sabedoria espiritual.

Estamos em desequilíbrio com este chakra quando nossos pensamentos estão confusos, quando nos sentimos desestimulados diante da vida, tristes.

Chakra Frontal

Cor Índigo: Centro da Testa (Ajno) – Energia básica: “Eu vejo.”

Este chakra localiza-se no centro da testa, é o conhecido “terceiro olho”, representa a mente e a intuição. É o chakra responsável pela clarividência, quanto mais desenvolvido maior a visão sensitiva da pessoa.

Estamos em desequilíbrio com este chakra quando sentimos medo sem controle, falta de concentração, pesadelos horríveis, falta de sono ou sonolência demais.

Chakra Laríngeo

Cor Azul: Centro da Garganta (Visuddha) – Energia básica: “Eu falo.”

Responsável pela fala e audição, este chakra está localizado na garganta. Sua função principal é o poder de expressão. Seu desenvolvimento melhora a comunicação espiritual e a sensibilidade auditiva. Nós nos relacionamos com as pessoas a nossa volta por meio dele.

Estamos em desequilíbrio com este chakra quando temos problemas ao se comunicar, falha na comunicação ou uso incorreto do conhecimento. Normalmente, isso ocorre porque as pessoas falam demais escondendo o que verdadeiramente sentem.

Chakra Cardíaco

Cor Verde: Centro do Coração (Anahata) – Energia básica: “Eu amo.”

Responsável pela ligação entre o lado físico e o espiritual, este chakra localiza-se no centro do tórax, é o centro das emoções. Quanto mais for evoluído, maior a capacidade de amar e mais agradável a pessoa.

Estamos em desequilíbrio com este chakra quando reprimimos nossa capacidade de amar as pessoas, quando estamos instáveis com nossas emoções, dá uma sensação de peso no centro de nosso peito.

Chakra Plexo Solar

Cor Amarelo: Centro do Plexo Solar (Manipura) – Energia básica: “Eu posso.”

Vontade, força e poder são representados por este chakra localizado na altura do estômago. Ele também mostra como está nossa digestão em geral, nosso temperamento e autocontrole.

Estamos em desequilíbrio com este chakra quando este centro de energia está sobrecarregado com energias negativas, tais como: soberba, egoísmo, individualismo, raiva, ódio, medo, insatisfação, sem força de vontade para nada.

Chakra Sacro

Cor Laranja: Centro do Sacro (Svadhistana) – Energia básica: “Eu sinto/quero.”

Localizado entre o umbigo e o genital, este chakra é responsável pela criatividade, vitalidade e pela fertilidade. Com uma potência enorme, quando desenvolvido, ele alimenta as suas emoções e sua sexualidade. Está intimamente ligado a nossa autoestima, ao nosso bem-estar físico e emocional.

Estamos em desequilíbrio com este chakra quando apresentamos dificuldades sexuais, quando nos sentimos impotentes, quando temos inveja das pessoas, sentimento de ciúme, falta de vontade de viver a vida como ela realmente é, no tempo presente.

Chakra Básico

Cor Vermelho: Centro da Base (Muladhara) – Energia básica: “Eu tenho.”

Localizado no final da coluna, este chakra é a nossa ligação com a terra, dele depende a sobrevivência do nosso corpo. O seu desenvolvimento está ligado aos desejos mais primários, tais como a alimentação.

Estamos em desequilíbrio com este chakra quando temos atitudes violentas, sentimento de fúria, avareza, quando estamos instáveis com nossas emoções, preocupados demais somente com nossa sobrevivência do dia a dia, quando estamos distantes de enxergarmos a plenitude da vida.

Fica este maravilhoso conhecimento de hoje para você! Espero que todos tenham gostado!

Beijos,

Márcia Fernandes

*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.