Como está a sua autoestima?

BLOG GRANDE INTERNO_COMO ESTA SUA AUTO ESTIMA

Para iniciar o Blog de hoje, te faço a seguinte pergunta: como está sua autoestima? Você está triste, cabisbaixo, desanimado, sem forças, desiludido com a vida?

Se a maioria das suas respostas é sim, pare tudo já! Isso não pertence a você! Deixe de lado toda essa tristeza e anime-se para esse dia lindo que Deus te concedeu!

Mas vamos um pouco mais longe. Em primeiro lugar, precisamos entender o que é a autoestima.

Autoestima é a opinião e o sentimento que cada pessoa apresenta de si mesma, é a capacidade de respeitar, acreditar, amar a si própria. Esse sentimento está intimamente ligado ao nosso valor pessoal, em outras palavras, o quanto você se sente bem consigo mesmo.

Segundo a Psicologia, a autoestima se inicia na nossa infância, no relacionamento com as outras pessoas. As experiências do passado exercem um poder significativo sobre a nossa vida presente e futura.

Mas vamos entender como você chegou ao ponto de perder sua autoestima. Quando passamos por decepções, frustrações, situações de perda, quando não somos reconhecidos por algo que fazemos, quando não somos tratados da forma que gostaríamos, nosso entusiasmo vai diminuindo e a autoestima fica lá embaixo. Passamos a achar que nosso valor é pequeno e isso é péssimo.

A autoestima está dentro de você, basta acioná-la. Vou passar aqui algumas dicas para te ajudar a elevar a autoestima. Resgate-a com determinação, força e sabedoria. Vamos a alguns pontos: 

– Reconheça a si próprio, seu potencial, seus valores.

– Pare de culpar seus pais, parentes, colegas e amigos pelo seu fracasso. Quem tem que se preocupar com sua autoestima é você e não os outros. Por isso, não permita que outras pessoas contaminem a sua alma, não ligue para as críticas alheias.

– Tenha a consciência de que a autoestima é determinada por você.

– Ame a si próprio, respeite-se, seja íntegro, honesto e amigo de si mesmo. Dê uma chance para você!

– Não condene seus erros o tempo todo! Aprenda a se perdoar e perdoe também os outros.

– Não guarde mágoa, rancor e ressentimentos em sua alma.

– E por fim, pense nesta maravilhosa mensagem: “Todas as maravilhas de que precisas estão dentro de ti.” Sir Thomas Browne

Espero que tenha gostado das dicas de hoje e desejo a você muita paz, luz e brilho para a sua alma! 

Beijos,

Márcia Fernandes.