Glossário Espiritual

Pessoal, continuando o nosso glossário com as letras B, C e D.

Letra B

Buda – do sânscrito budh, apresenta o sentido de despertar, conhecer, perceber e significa “O Iluminado”. Gautama Buda ocupa o cargo de Senhor do Mundo, sustentando seu corpo causal e Chama Trina, a Centelha Divina, e a consciência das evoluções da Terra que se aproximam do Cristo Pessoal.

Letra C

Carma – do sânscrito Karma e significa ato, feito, trabalho. É a nossa energia, a nossa consciência em ação; é a lei de causa, efeito e retribuição. É também chamada de Lei do Círculo, isto é, tudo o que fazemos faz um círculo completo e retorna a nós para ser resolvido.

Cassiel, Arcanjo – é o Arcanjo do equilíbrio, da paciência, do senso de responsabilidade e disciplina tanto no trabalho quanto nos estudos. Ele também nos permite o progresso e desenvolvimento espiritual.

Chackra – significa roda, disco ou círculo. São centros de luz ancorados ao nosso corpo etérico que governam a troca de energia entre o nosso corpo e o Universo; localizam-se do púbis ao topo da cabeça, formando a nossa espinha dorsal energética.

Chama Divina – é a Chama de Deus; o Fogo Sagrado; a identidade, o ser e a consciência de Deus em nós.

Chama Gêmea – é a correlação masculina ou feminina do espírito, concebida a partir da Presença do EU SOU.

Chama Trina – é a Centelha Divina, também denominada Chama do Cristo e da liberdade. É considerada a Centelha do Fogo Sagrado do próprio coração de Deus.

Chohan – é o Espírito Santo, o chefe, o mestre de todos os raios, localizado na consciência crística, isto é, a lei do raio governando o seu uso correto no homem.

Conceito Imaculado – é a imagem pura da alma mantida na Mente de Deus; qualquer pensamento puro mantido por uma parte da vida em prol de outra vida.

Consciência Cósmica – é a percepção que o homem tem de si enquanto vive, move-se e se manifesta dentro das esferas cósmicas de Deus; é a percepção do EU como parte de Deus no Cosmo.

Consciência Crística – é a percepção do ser como Cristo, é a manifestação no interior de nossa alma, da nossa mente que havia em Jesus Cristo; é a mais pura ação equilibrada de Poder, Sabedoria e Amor – do Pai, Filho e Espírito Santo.

Consciência Divina – é a percepção do EU verdadeiro como manifestação de Deus, é a pura percepção do EU SOU O QUE EU SOU, além do indivíduo, da extensão da consciência, é a mais alta expressão do seu Amor a Deus.

Consciência Humana – é a sua consciência que está ciente do seu EU humano, limitado, mortal, com atitudes pecadoras, sujeito a erros e paixões.

Corpo Causal – é o Corpo da Primeira Causa, é a nossa presença de luz e consciência que nos envolvem a Presença do EU SOU nos mais altos planos do nosso espírito; é considerado o local que “ajuntamos tesouros no céu”.

Corpo Emocional – é a expressão de nossos desejos e sentimentos de Deus manifestados no homem, também chamado de corpo astral, isto é, corpo de desejos e sentimentos.

Corpo Etérico – é a imagem da perfeição crística, considerada a matriz do plano divino, designado como o envelope da nossa alma; é também chamado de corpo da memória.

Corpo Físico – é considerado o mais denso de todos, é a expressão da nossa alma para a nossa permanência na Terra e engloba as energias do corpo etérico, mental e emocional.

Corpos do Homem – é considerado o conjunto dos corpos físico, emocional, mental e etérico; são estes que revestem a nossa alma e são meios para que a nossa alma atue no tempo e no espaço.

Cosmo – é o Universo considerado como um sistema organizado e harmonioso; tudo o que existe no tempo e no espaço, incluindo a vida, a inteligência, a memória, os registros e outras dimensões além da nossa percepção física.

Cristo – palavra de origem grega Christos e significa ungido, é o nosso Messias, o Ser Crístico, aquele que é totalmente ungido com a luz (o Filho) de Deus. Jesus Cristo é considerado “a Segunda Pessoa da Trindade”.

Cristo Pessoal – é o mediador entre o Espírito de Deus e a alma do homem, isto é, iniciador de todas as almas viventes; é a mais pura, verdadeira identidade e brilho de nossa alma.

Letra D

Decreto – significa vontade predeterminada, decidir, declarar, determinar, isto é, invocar a presença, a luz, a energia, a consciência, a proteção, a pureza de Deus.

Discipulado – é o nosso estado de ser adepto a Cristo e dos ensinamentos ministrados por Ele; é a nossa maestria pessoal por meio da autodisciplina nas iniciações do Buda, dos Instrutores Mundiais e dos Mestres Ascensos.

Beijos,

Márcia Fernandes