Gratidão: luz infinita para nossa felicidade

gratidao_infinitaInicio o blog de hoje explicando o significado da palavra ‘gratidão’. Se olharmos nos dicionários, teremos as seguintes definições:

“Gratidão é qualidade de quem é grato. Reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, uma ajuda; é uma forma de agradecimento”.

Quem tem orgulho elevado, ego, certamente, não consegue ter gratidão. Muitas vezes, ouvimos um ‘obrigado’ de alguém, mas com um sentimento de uma obrigação, não como gratidão, reconhecimento, um agradecimento com entusiasmo, com emoção.

Ser grato não é tão fácil quanto parece, pois envolve o reconhecimento de que precisamos da outra pessoa e devemos a ele por algo. A gratidão torna-se um pesadelo para os fracos. Aqueles que reconhecem a gratidão são os nobres de coração: feliz o homem que carrega em seu peito a gratidão, o sentimento que recorda o feito do outro ao seu benefício.

Aprendi com a vida e com muitas leituras que devemos ser gratos por tudo de bom e também por tudo de desagradável que acontece em nossa vida, só assim, seremos seres humanos mais felizes. É isso mesmo, pessoal! Nada de gerar em nossa alma pensamentos perturbadores, sentimentos negativos, ideias pessimistas, pois se conduzirmos a vida assim, ela será cheia de obstáculos e incômodos. Saiba que nós temos o poder de criarmos nossa própria realidade, tema que já escrevi por aqui em outros posts.

Nossa força de pensamento é sensacional, portanto, atraímos o que desejamos! Então, chega de queixas, lamúrias, reclamações, decepções! Inicie uma nova realidade para sua vida, faça o teste: deixe de reclamar por um dia, apenas sinta gratidão por tudo que ocorrer e sentirá que sua vida irá se transformar em luz infinita a qual potencializará sua felicidade diante de sua existência. Experimente e faça o teste! Saia do comodismo, se dê uma chance de ser feliz, ou melhor, ser grato por tudo que o rodeia, desde as pequeninas coisas até aquelas mais significativas.

Deixo também uma dica do maravilhoso médico indiano Deepak Chopra, é um exercício fabuloso em que podemos praticá-lo todos os dias. Com certeza, daremos mais valor à vida, seremos mais gratos por tudo que nos ocorre e nos rodeia, mesmo que seja algo simples e modesto, atrairemos paz interior para nosso espírito e, sobretudo, atrairemos abundância, fartura, prosperidade em todos os sentidos de nossa existência.

Com muito prazer, compartilho com vocês o ensinamento do médico e guru espiritual que tanto admiro, Deepak Chopra:

“Ao fim de cada dia, escreva três coisas que fizeram você feliz durante o dia. Comece agora!”

Outra sugestão que compartilho com vocês é a leitura do Salmo 150. O Salmo 150 é o salmo de agradecimento a Deus por um objetivo alcançado e por todos os benefícios que você conseguiu ao longo da vida. Sempre que precisar de algo muito difícil, peça ajuda de Deus. Após realizar seus objetivos, ore o Salmo 150 com todo amor e carinho.

Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.
Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!

Em resumo, todos nós temos problemas diariamente a serem resolvidos, isso não é novidade para ninguém. Mas tente enxergar seus problemas com novos olhares, mude o foco. Existem neste mundo muitas pessoas com doenças graves e mesmo assim, elas são gratas por tudo, lutam pela doença, fazem o que podem, dão o seu melhor para superarem os problemas da vida, os desafios, batalham constantemente pela vida. Então, resta-nos agradecer o pouco, o muito ou o nada que temos todos os dias. Lembre-se que essas mudanças são uma das chaves preciosas para conquista de nossa verdadeira felicidade.

Ficam aqui as dicas de hoje, espero que todos reflitam sobre elas e também as pratiquem! Deixo aqui minha gratidão por você que leu este post! Desejo paz, luz infinita e felicidade a todos!

Beijos,

Márcia Fernandes