Hoje é Dia de Nossa Senhora Aparecida e dicas especiais para você!

Fé é uma palavrinha pequena de duas letras, mas seu poder não tem tamanho. Ela conecta os povos, move montanhas e faz o impossível se tornar possível. Ela faz com que a gente entre em perfeita sintonia com um Universo rico e ilimitado.

Eu posso dar meu testemunho e dizer que a padroeira do Brasil é sim milagrosa. Aproveite o dia de hoje e faça seu pedido a ela. Peça um milagre, algo muito especial com todo respeito, amor e carinho.

Sua história é muito linda e tudo se inicia com a aparição.

Aparição

Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (anterior a 1743) e no Arquivo da Companhia de Jesus, em Roma: a história registrada pelos padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais e Aguiar, em 1757, cujos documentos se encontram no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá.

Segundo os relatos, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, durante uma viagem até Vila Rica.

O povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba com a intenção de oferecerem peixes ao conde. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu. Eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente, em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço. Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações. Esta foi a primeira intercessão atribuída à Santa.

Início da Devoção

Durante os quinze anos seguintes, a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e houve relatos de milagres por aqueles que oravam diante da santa. A fama de seus poderes foi se espalhando por todas as regiões do Brasil. Diversas vezes as pessoas que à noite faziam diante dela as suas orações, diziam que viam luzes de repente apagadas e depois de um pouco reacendidas sem nenhuma intervenção humana. Logo, já não eram somente os pescadores os que vinham rezar, mas também muitas outras pessoas das vizinhanças. A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo se tornou pequeno para abrigar tantos fiéis.

Assim, por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de Julho de 1745. A capela foi erguida com a ajuda do filho de Filipe Pedroso, que não aprovava o local escolhido, pois considerava mais cômodo para os fiéis uma região próxima ao povoado.

No dia 20 de Abril de 1822, em viagem pelo Vale do Paraíba, o então Príncipe Regente do Brasil, Dom Pedro I e sua comitiva, visitaram a capela e conheceram a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Dom Pedro tinha novo compromisso público: visitar a então capela de Nossa Senhora Aparecida, hoje no município de Aparecida. Tratava-se de um importante ponto de peregrinação católica, pois o pequeno templo havia sido erguido justamente para abrigar a imagem da santa, chamada de Nossa Senhora Aparecida, encontrada ali na região em 1717 e, depois, proclamada padroeira do Brasil. Rezzutti conta que antigos relatos afirmam que Dom Pedro teria rezado na igrejinha e feito uma promessa: se tudo corresse bem, ele faria de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil independente. Na realidade, depois de se tornar imperador, Pedro I escolheu São Pedro de Alcântara como padroeiro. O número de fiéis não parava de aumentar e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (a atual Basílica Velha), sendo solenemente inaugurada e benzida em 8 de Dezembro de 1888.

Coroa de ouro e o manto azul

Em 06 de Novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou à santa, em pagamento de uma promessa (feita em sua primeira visita, em 8 de Dezembro de 1868), uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente ornado.

Chegada dos missionários redentoristas

Em 28 de Outubro de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da imagem para rezar com a Senhora “Aparecida” das águas.

Coroação da Imagem

Em 08 de Setembro de 1904, a imagem foi coroada com a riquíssima coroa doada pela Princesa Isabel e portando o manto anil, bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono. A celebração solene foi dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença do núncio apostólico, muitos bispos, o presidente da República Rodrigues Alves e numeroso povo. Depois da coroação o papa concedeu ao santuário de Aparecida mais outros favores: ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida, e indulgências para os romeiros que vêm em peregrinação ao Santuário.

Instalação da Basílica

No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor, sagrada a 5 de Setembro de 1909 e recebendo os ossos de São Vicente Mártir, trazidos de Roma com permissão do Papa.

Emancipação político-administrativa

Em 17 de Dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros, emancipou-se politicamente de Guaratinguetá e se tornou um município, vindo a se chamar Aparecida, em homenagem a Nossa Senhora, cuja devoção fora responsável pela criação da cidade.

Rainha e Padroeira do Brasil

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de Julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. A imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904.

Pela Lei nº 6 802, de 30 de Junho de 1980, foi decretado oficialmente feriado o dia 12 de Outubro, dedicando-se este dia à devoção. Também nesta lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

Oração a Nossa Senhora Aparecida

“Ó Incomparável Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos Pecadores,
Refúgio e Consolação dos Aflitos,
livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos
e a vosso Santíssimo Filho,
meu Redentor e Querido Jesus Cristo.

Virgem bendita, dê proteção a mim e a minha família
das doenças, da fome, assalto,
raios e outros perigos que possam nos atingir.
Soberana Senhora, dirige-nos em todos os negócios
Espirituais e Temporais. Livrai-nos das tentações do demônio para que trilhando o caminho da virtude,
pelos merecimentos de vossa puríssima Virgindade
e o preciosíssimo sangue de vosso Filho,
vos possamos ver, amar e gozar da eterna glória,
por todos os séculos.
Amém!”

Na Umbanda, Nossa Senhora Aparecida é sincretizada como orixá Oxum.

Oxum é o Orixá feminino da fertilidade, ligada ao Rio Oxogbo, na Nigéria. É a senhora das águas doces, dos rios e das águas quase paradas. Ela é padroeira da gestação, da fecundidade, responsável pelas uniões e prosperidade na vida financeira.

Perfumes, joias e espelhos alimentam esta mãe. A filha predileta de Oxalá foi esposa de Oxóssi, Ogum e Xangô. Filhos de Oxum sabem jogar búzios por natureza e são clarividentes.

Seguem algumas de suas características (orixá Oxum):

– Bebida: Champanhe.

– Comidas: Banana, pirão e quindim.

– Chakra: Umbilical.

– Cores: azul claro, rosa e amarelo.

– Comemoração: 12 de Outubro e 08 de Dezembro.

– Dia da semana: Sábado.

– Elemento: Água.

– Corpo humano: Órgãos reprodutores.

– Ervas: Jasmim e dinheiro-em-penca.

– Metal: Ouro.

– Pedras: Topázio.

– Essências: Lírio e Rosa Amarela.

– Planetas: Vênus e Lua.

– Quizilas: Abacaxi e Barata.

– Saudação: Ora ye ye oa ie ie u.

– Sincretismo: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Cabeças, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Nazaré.

– Pontos da natureza: Cachoeira e Rios.

Agora, seguem duas dicas especiais para você:

  1. Ritual de Mamãe Oxum para conquistar seu Emprego

Ingredientes:

– 1/2 mamão papaia.

– 5 moedas douradas de 10 centavos. 

– 1 colher (sopa) de mel. 

– 1 espelho dourado.

– 3 pétalas de rosa amarela.

– papel branco.

– lápis.

– 1 vela palito amarela.

– 1 copo com água.

– garfo.

Como fazer

Amasse o conteúdo do mamão papaia com o garfo. Em seguida, separe o papel contendo seus dados (nome, data de nascimento e seus pedidos para a Mamãe Oxum) e coloque o mesmo por cima do mamão amassado. Com suas mãos integre o mamão com seu pedido orando 5 vezes a Ave Maria. Na sequência, coloque as moedas com a parte numeral virada para cima(por cima do mamão). Depois, coloque as pétalas da rosa amarela cobrindo todo o mamão. Agora, regue tudo com mel. Pegue o espelho, olhe e peça tudo a Mamãe Oxum (emprego, etc). Coloque o espelho ao lado do mamão. Ao lado direito (de quem olha), coloque a vela amarela palito com um copo de água ao lado. Acenda a vela (com fósforo) por mais dois dias, trocando a água do copinho e renovando as orações. No terceiro dia, leve todo o ritual na natureza, deixe tudo em um jardim bonito e florido.

Quando fazer

Dia para ser iniciado o ritual: sexta-feira (entre 6h e 18h, horário local onde for realizar o mesmo).

  1. Ritual de Nossa Senhora Aparecida para engravidar

Ingredientes:

– manjericão.

– 1 melão.

– 3 rosas amarelas.

Como fazer

Prepare um maravilhoso chá de manjericão. Em seguida, corte o melão ao meio com casca. Leve-o para a natureza, preferencialmente, próximo a um rio. Coloque as três rosas amarelas sobre o melão. Na volta, tome o chá de manjericão.

Quando fazer

Em uma sexta-feira, Lua Crescente.

Viva Nossa Senhora Aparecida! Salve! Salve!

Beijos,

Márcia Fernandes

*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Concei%C3%A7%C3%A3o_Aparecida