Karma e Dharma

karma_dharmaVocês sabem a diferença entre Karma e Dharma? Vamos aprender um pouco mais sobre o tema no post de hoje!

No conceito popular, tudo é karma, são cobranças de atitudes, de dívidas que tivemos nesta e em outra vida.

Isso ocorre porque o termo karma vem do sânscrito, que significa ação ou causa.  Na concepção original, a concepção karma é um ato executado pela consciência, pois cada ato coloca em si sua própria repercussão. A causa acarretará os seus efeitos. É apenas a natureza e suas leis manifestando em todos os planos e, consequentemente, toda ação gera sua reação correspondente. O karma está relacionado ao passado.

A consciência pode mudar seu rumo de vida usando a mesma vontade que o levou a atos anteriores os quais geraram as repercussões que lhe perseguem agora.

Já o Dharma é uma modificação do karma, isto é, podemos desenvolver nossos dons e qualidades para modificarmos os karmas existentes, portanto, é preciso que nos libertemos de nosso passado, digamos assim. passado negativo para que possamos acionar nosso Dharma. Por isso, estamos aqui no planeta Terra com a finalidade de evoluirmos nosso espírito.

O que fazer para que possamos evoluir bem espiritualmente?

Para isso, basta mudar o padrão de pensamento e sentimento, mudando a vibração, muda-se a condição como ensinavam os antigos hermetistas egípcios.  Isso não é fácil e demanda tempo e esforço, muitas vezes, ao longo de várias vidas, mas é o caminho para se vencer a roda reencarnatória compulsória.

Por volta do século XIX, quando o termo karma passou a ser utilizado no Ocidente como expressão de causa e efeito, houve uma forte influência dos cristãos de culpa e pecado em cima do conceito original hinduísta, a partir daí, passou a ser um termo para dívidas.

Esta é a Lei da Reencarnação, é uma lei interessada no nosso aprendizado, faz com que as consequências venham sobre nós para nos avaliarmos.

Saiba que é uma oportunidade de Deus para encontrarmos o caminho da retidão, da verdade, da luz. Não é a lei da punição e sim da educação, é uma lição que temos de aprender e quando isso acontece, cessa o karma.

A Lei do Karma pode ser considerada como a lei da harmonia universal, aquela que preserva a unidade do universo.

Nada na vida acontece por acaso, tudo apresenta sua razão de ser, então, transforme-se, aceite a vida como ela realmente é, viva com fé, coragem, determinação, garra e, acima de tudo, paciência.

Vamos perder o medo de viver a vida como ela realmente é, sinta-se seguro ao tomar decisões, novas atitudes em sua existência, saiba o que deseja da vida, consulte sempre sua alma, saiba o que sua essência realmente almeja, chega daquela sensação de não merecimento das coisas, chega de fugir das responsabilidades da vida, comprometa-se com ela o quanto antes, aposte mais em sua sensibilidade para conduzir sua trajetória, sinta-se feliz e grato por tudo, liberte-se das mágoas do passado, transforme situações negativas em positivas, renove as energias de sua autoestima, perdoe os outros e você mesmo pelos erros, desenvolva o sentimento da compaixão, tenha força de vontade e fé para superar os desafios da vida, busque sempre autoconhecimento para sua essência, viva o tempo presente com sabedoria e entusiasmo, só assim transformaremos nossos possíveis karmas em valiosos Dharmas, eis aqui algumas ações a serem realizadas por nós todos.

E lembre-se sempre: colhemos o que semeamos e tudo que semeamos, volta como fruto para nossa vida!

Releve seus pensamentos na paz e na luz Divina!

Beijos,

Márcia Fernandes