Mago e Bruxo

Muita gente fala de magia, bruxaria, mas qual a diferença entre elas?

Para começar, vamos saber qual a diferença entre o mago e o bruxo. As crenças, superstições e a medicina popular fizeram sempre parte da vida de todos os seres da terra. Como todos sabem, existem poderosas benzeduras, simpatias, rezas durante séculos. E esta parte foi e é transmitida de geração para geração. A crença é fundamental para que elas deem certo e surtam os efeitos desejados, porém precisam acima de tudo que sejam feitas com a força do pensamento.

O ocultismo é o conhecimento teórico das ciências ocultas do universo, já a magia difere do ocultismo por ser prática, mas só pratica a magia quem conhece as ciências ocultas e quem tem esse conhecimento só pode ser um mago.

O mago usa e domina as forças da natureza.

O bruxo usa as forças, mas não as domina.

O feiticeiro, bruxo, curandeiro, possuem o dom, mas não o conhecimento profundo das forças elementais da natureza oculta. Um bruxo, um feiticeiro têm grandes conhecimentos práticos de encantamentos, simpatias, fórmulas, plantas curativas, feitiços, mas não têm controle total sobre estas forças. Usam as forças, mas não as controlam.

Os Pajés e Xamãs são conhecedores de rituais primitivos, lidam diretamente com os elementos da natureza e seus elementais. Um xamã é um sacerdote, conhecedor de técnicas. A função mais importante de um Pajé, Xamã é curar, defendem a tribo contra as forças do mal, indicam os melhores lugares para a caça e pesca, controlam o tempo, o destino e o futuro da tribo, partos, doenças e aconselhamento etc.

Os feitiços estariam relacionados a encantos e seduções e os Pajés e Xamãs também são chamados de bruxos. Feitiço seria a transmutação de algo, uma mudança do natural através de gestos e palavras.

Muitas bruxas por praticarem magia branca preferem ser chamadas de feiticeiras, no entanto, o feiticeiro pode ser usado para fazer a magia do bem e do mal.

Legal esta sabedoria, não é mesmo?

Beijos,

Márcia Fernandes