O sentimento da raiva

sentimento_raivaSegundo a fonte de pesquisa Wikipédia, a raiva “é um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado”. Outros nomes são dados a esse sentimento, tais como: fúria, cólera, ira, ódio, crueldade etc.

Muitas vezes, quando estamos diante de uma situação difícil da vida e que algo está errado, não é do nosso jeito, esse sentimento poderá brotar em nossa alma, a raiva.

A impressão que se tem é: quando estamos com raiva, parece que nossa coragem fica mais em evidência, temos mais energia diante do problema em questão, mas há um grande engano. Quando esse sentimento tão ruim aflora em nossa alma, ficamos cegos para resolvermos os problemas com sabedoria e inteligência. Não estamos conectados em nossa verdadeira essência para solucionarmos desafios, estamos sim fora da conexão Divina, do universo superior, do EU interno.

Além disso, a raiva nos proporciona problemas de saúde, tais como: alterações no sistema nervoso, distúrbio no sistema digestivo, desequilíbrio emocional, disfunção no sistema endócrino, dor no estômago, gastrite, risco de um infarto, AVC (derrame) e poderá desenvolver também em nosso organismo o temido câncer.

Diante disso, será que vale a pena sentirmos raiva por algo nesta vida? De jeito nenhum! Então, pessoal, vamos praticar o sentimento contrário à raiva: o sentimento do perdão em nossas almas.

Se alguém lhe desejou mal, fez algo que não deveria ter feito, dê um tempo para a situação, pense sobre os pontos negativos e positivos e, por fim, perdoe de coração, transforme-se. Muitas vezes, as situações surgem em nosso caminho para que possamos cada vez mais nos transformar para o melhor, sermos melhores do que ontem e hoje.

Gente, vamos tomar atitudes sábias e iluminadas diante dos problemas que ocorrem em nossa vida, sejamos inteligentes, mais tranquilos ao lidarmos com as situações impostas para nós, sem perdermos a paz de espírito e fé em Deus.

E termino o post de hoje com este brilhante pensamento do filósofo e místico indiano Jiddu Krishnamurti: “A raiva é um sentimento natural do ser humano, mas que não dure mais que um risco na água”.

Beijos,

Márcia Fernandes