Reclamar altera negativamente nosso cérebro

reclamar-cerebroVocê sabia que reclamar altera negativamente nosso cérebro?

É isso mesmo, pessoal! Já conversamos por aqui, em outros posts, sobre vibrações energéticas negativas em nossa vida e uma delas é o vício da reclamação, da queixa, da lamúria sem fundamento e autorreflexão.

Muitas vezes, em nosso dia a dia, reclamamos de tudo, de todos e mal sabemos que tal energia não é nada boa para nossa vida. Pelo contrário, quanto mais reclamamos, menos soluções visualizaremos para nossos problemas ou qualquer que seja a situação presente no momento.

É aquela velha história: as palavras têm poder, minha gente! Quanto mais reclamamos, atraímos mais energias as quais não são nossas, portanto, atraímos péssimas vibrações para nós mesmos, além de atrairmos os famosos encostos em nossa caminhada.

E mais ainda, além da reclamação afetar nossa vida espiritual, a ciência também tem muito a explicar sobre os males que ela poderá causar em nossa vida cerebral e emocional.

Steven Parton, autor, cientista da computação e filósofo, examinou como as emoções negativas na forma de reclamações, tanto aquelas expressas por nós ou pelos outros, afetam nosso corpo e cérebro, ajudando-nos a entender por que algumas pessoas parecem não conseguir sair de um estado negativo. Logo, sua teoria sugere que a negatividade e a reclamação, realmente alteram fisicamente a estrutura e função da mente e do corpo.

Vamos para a explicação desse estudo com base na teoria de Donald Hebb, psicólogo canadense que se doutorou na Universidade de Harvard, Estados Unidos. Confira:

Sinapses que disparam juntas, se mantém juntas. O princípio é simples: em todo o seu cérebro há uma coleção de sinapses (responsáveis por transmitir as informações de uma célula para outra) separadas por espaços vazios chamados de fenda sináptica. Sempre que você tem um pensamento, uma sinapse dispara uma reação química através da fenda para outra sinapse, construindo assim uma ponte por onde um sinal elétrico pode atravessar, carregando a informação relevante do seu pensamento durante a descarga.

… toda vez que essa descarga elétrica é acionada, as sinapses se aproximam mais, a fim de diminuir a distância que a descarga elétrica precisa percorrer… o cérebro irá refazer seus próprios circuitos, alterando-se fisicamente para facilitar que as sinapses adequadas compartilhem a reação química e, tornando mais fácil para o pensamento se propagar”.

Além disso, a compreensão desse processo inclui a ideia de que as ligações elétricas mais utilizadas pelo cérebro se tornarão mais curtas, portanto, escolhidas mais frequentemente pelo cérebro. Isso explica como a personalidade é alterada.

Diante de tudo isso, que tal mudarmos essa situação? Nós somos seres conscientes, Divinos, inteligentes, sábios, iluminados por este maravilhoso universo, então, temos sim o poder de modificar tudo para nosso melhor.

No momento em que você sentir a vontade de reclamar algo, respire fundo, conte até três e analise se realmente tal situação é devida de reclamação. Vamos fazer uma autorreflexão, autoconsciência antes mesmo de soltarmos palavras nos ares. Que tal fazer este teste a partir de hoje?

Vamos realmente pensar com a alma antes de expressar o que sentimos, ter a consciência plena dos fatos, dos nossos pensamentos, eis o segredo para não cairmos no vício da reclamação sem fundamento, sem propósitos e também será uma maneira de evitarmos encostos, desentendimentos futuros e desarmonia universal.

Desejo paz, luz, autorreflexão e autoconsciência a todos!

Beijos,

Márcia Fernandes                

http://www.waysup.com.br/ciencia-explica-porque-reclamar-altera-negativamente-o-cerebro/