Reencarnação

O reencarne é um dos princípios da doutrina espírita. Reencarnar é voltar a viver em um novo corpo físico, é uma nova oportunidade que Deus nos dá de aprender e evoluir espiritualmente. É a única forma de atribuir justiça e bondade ao Senhor, pois é a reencarnação e o carma que justificam as injustiças da vida.

No entanto, quando falamos da reencarnação sempre é questionada a sua indicação bíblica. Até a semana passada, eu realmente não tinha conhecimento de alguma passagem que relatasse isso, mas um leitor do meu blog me indicou um trecho que faz menção à reencarnação, é tudo uma questão de interpretação.

Em Mateus, Jesus confirma o que é indiciado em outras partes do livro, João Batista era Elias:

“Mas os discípulos o interrogaram: Por que dizem, pois, os escribas ser necessário que Elias venha primeiro? Então, Jesus respondeu: De fato, Elias virá e restaurará todas as coisas. Eu, porém, vos declaro que Elias já veio, e não o reconheceram; antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles. Então, os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista.” (Mateus, Cap. XVII, 10-13)

Esse trecho mostra que a reencarnação é Divina, é mais uma prova de amor de Deus por nós. Vivendo nesse plano por diversas vezes, temos a chance de adquirir e aprimorar os conhecimentos que ainda nos faltam, de reparar erros do passado, até que estejamos suficientemente preparados para viver no plano astral.

Sei que esse assunto nos traz muitas perguntas sobre as nossas vidas passadas, presente e futuras. Tocamos em dois pontos muito fortes para o ser humano: a origem e o destino. De onde viemos e para onde iremos? Até quando estaremos aqui? Infelizmente, não conseguimos saber quantas vidas já tivemos e nem quantas ainda teremos.

O fato é que voltamos à carne por diversas vezes porque é necessário que passemos por todos os tipos de situações e experiência. Por isso, quando estamos desencarnados, fazemos um acordo com Deus sobre a próxima encarnação, ou seja, somos nós quem determina o que viveremos, como e com quem reencarnaremos. Dessa forma, nosso sexo, nossa família, nossa situação social, o país em que vivemos, são o resultado desse pedido que nossa alma faz ao Universo.

Por isso a importância de viver de maneira correta, de cumprir a missão a nós designada. Nossas atitudes nessa vida serão o débito ou o crédito da próxima encarnação. Espírito que somos, acumulamos na alma tudo o que aprendemos para que possamos chegar à Divindade.

Esse tema é longo e rende muitos posts. Essa é apenas uma introdução. Ainda vamos abordar nesse blog a relação da reencarnação com as tragédias coletivas, com o homossexualidade, com o aborto, entre outros. Fique de olho!

Beijos e até amanhã,

Marcia Fernandes.