Saudade

Você já ouviu dizer que existe alguém que nunca sentiu saudade?

Pois é, saudade é um sentimento universal e faz parte da natureza humana que se manifesta em momentos da vida.

A saudade pode ser boa quando nos lembramos de bons momentos que ficaram para trás, mas estes momentos também podem ser negativos quando nos causaram tristeza, aí a saudade aperta o coração.

A saudade só dói quando pensamos que nosso passado parece ter sido melhor que o presente, e não se tem esperança, ou melhor, não sente a capacidade de transformar os momentos atuais.

Quando a saudade causa sofrimento, a melhor forma de amenizá-la é não se lamentando, procurar eximir-se de culpa e procurar maneiras de melhorar o seu presente para que tal sofrimento se torne apenas uma lembrança.

Devemos matar a saudade de algo ou de alguém que não volta somente com as lembranças felizes. Mas uma ponta de tristeza só demonstra que somos sim humanos.

Às vezes, sentimos tanta saudade de alguém que a vontade é tirá-la de nossos sonhos e abraçá-la. A vida é curta, mas as emoções que algumas pessoas deixam, duram uma eternidade.

Se você matar a saudade de alguém e há a possibilidade de aproximação, faça, olhe bem nos olhos da pessoa e diga: “Como sinto sua falta”, ou telefone, e sua voz demonstrará o que seu coração está dizendo, o sentimento da saudade é inconfundível.

Muita paz e luz em nossos corações!

Beijos,

Márcia Fernandes