Sentimento de medo, ansiedade e solidão nos dias atuais

medo_ansiedadeComo é comum nos dias atuais ouvir falar sobre pessoas que sentem medo, medo de tudo, pessoas extremamente ansiosas e aquelas que sentem solidão perante a vida.

Infelizmente, sentimos medo de muitas coisas! O medo está agregado ao passado, presente, futuro, a uma doença, um fracasso repentino, nos relacionamentos afetivos nada agradáveis, medo da morte, de ficar louco, de ser humilhado por alguém, de cair em uma cama e ser dependente de alguém, medo de falar em público entre muitos outros. São tantos os medos que ficam difíceis mencioná-los em poucas linhas.

Mas para se chegar a tantos medos, temos de analisar qual foi a raiz desse sentimento. Será que foi por meio da família, religião, professores, amigos, colegas de trabalho, a própria sociedade? Será que foram eles os causadores de nossos medos?

Eis uma boa pergunta a ser analisada com carinho! Pessoal, a partir do momento em que entendemos nossa existência, é preciso criar as próprias crenças e valores, é necessário saber o que é ou não bom para nós, então, resta-nos a libertação dos medos transmitidos pelos outros.

Não estou dizendo que não devemos sentir medo algum, de nada. Não é isso! Devemos sim suavizar o sentimento de medo, pois consideramos tal palavra muito forte em nosso dia a dia.

Gente, vamos facilitar a vida! Que tal trocarmos a palavra medo por prudência? É isso mesmo! Liberte-se dos medos, despeça deles! Deveremos sim ter prudência, isto é, bom senso, cuidado, cautela, sensatez, reflexão antes mesmo de qualquer atitude de nossa parte.

Vamos dar mais significado a nossa vida, ao nosso trabalho, aos nossos objetivos, usufruir da verdadeira paz, reservar um tempo de nossas energias para cultivarmos tudo que é bom, se divertir mais, curtir um lazer, um hobby, férias dignas de descanso. Normalmente, gastamos todas nossas energias nos afazeres do dia a dia e nos esquecemos de reservar um pouco do tempo para nós mesmos. Pense nisso!

Ser ansioso é também um dos sentimentos que vivemos nos dias atuais. Tudo desejamos para ontem, parece que não existe tempo. Aquela velha história de que existe tempo para tudo foi discretamente anulada de nossas ações.

Gente, há tempo para tudo, não adianta ter pressa! Ser ansioso nada mais é do que um mecanismo psicológico para evitar futuros problemas, mas saiba que com isso, a gente se torna um problema e cria mais confusões. Sempre estamos correndo contra o tempo, nos esforçando para cumprir as obrigações e com isso, bate o cansaço, irritação, esgotamento mental, stress e ficamos cada vez mais ansiosos, é de fato um círculo vicioso sem nos darmos conta disso.

É hora de parar e pensar sobre tudo que estamos fazendo! Chegou o momento de congelar nossa vida e analisarmos os fatos. Chega de preocupações constantes, vamos organizar melhor nossos horários, nossos compromissos, sejamos mais positivos, vamos analisar o que podemos construir de forma positiva e não focar nas questões negativas, vamos nos manter ativos, ocupados com situações significativas para nossa vida (momentos de lazer, bate-papo com os amigos, familiares, curtir um hobby etc), vamos ajudar o próximo, participar de um trabalho voluntário e, sobretudo, viver o tempo presente.

E como já dizia o médico inglês Edward Bach (em 1930), aquele que criou os florais de Bach: “A melhor forma é aceitar as coisas como são, sem se deixar dominar pela ânsia de querer modificá-las na velocidade que desejamos. Podemos querer modificar as coisas, mas não podemos deixar a nossa mente se acelerar por causa disso”.

E por fim, diante dos problemas do medo e tanta ansiedade diante da vida, poderá surgir a solidão em nosso caminho existencial. Se sentir só significa que estamos distantes de nós mesmos, do nosso EU interior, de nossa essência, uma sensação de vazio, de profunda tristeza, enfim, estamos fora do eixo.

Devemos lembrar que somos parte da essência Divina, portanto, precisamos amar mais a si e as pessoas que nos rodeiam, resgatar urgentemente o sentimento do amor, é necessário viajar dentro de si, dar significado aos nossos objetivos de vida, cultivar mais a paciência, a perseverança em nossa alma, dar o nosso melhor, pois somos seres sábios e repletos de luz. A partir daí, certamente, não sentiremos mais solidão e sim obteremos forças suficientes para viver a vida mais feliz. Lembre-se sempre: nossa vida não poderá ser vazia de objetivos. Reflita sobre isso!

Em síntese, permita-se amar, ser amado, seja grato pela vida, pela saúde, por tudo que você tem, cultive incessantemente o autoamor, o autoperdão, perdoe as pessoas sempre que necessário, seja verdadeiro, gentil, honesto com você mesmo, reconheça as falhas e melhore-as sempre o que puder, curta mais a vida com alegria e felicidade!

E para finalizar o tema de hoje com chave de ouro, seguem duas dicas maravilhosas: um banho para restabelecer suas energias e outro para reduzir a ansiedade. Prepare-os com muita fé e vença os desafios da caminhada com sucesso! Confira:

Dica 1: Banho para trazer energia, coragem, força

Ingredientes:

– 02 litros de água.

– 01 espada de São Jorge sem cortar.

– 01 galho de alecrim.

– 01 galho de hortelã.

Como e quando fazer

Macere tudo muito bem na água. Deixe isso ao sol por 03 horas. Após esse período, coe e banhe-se do pescoço para baixo. Durma com o banho. É bom demais para pessoas adoentadas, em depressão, apáticas! É mil! Faça este banho em uma quinta-feira.

Dica 2: Banho para diminuir a ansiedade

Ingredientes:

– 02 litros de água mineral.

– 06 folhas de capim-limão.

– 06 folhas de eucalipto.

Como e quando fazer

Coloque a água para aquecer. Em seguida, macere os ingredientes dentro desta água, não ferva. Aguarde por 5 minutos e jogue do pescoço para baixo. Não enxague, enxugue-se levemente. Ideal tomar este banho antes de ir dormir.

Ficam aqui as dicas de hoje para você!

Beijos,

Márcia Fernandes

*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.