Ser Pai

BLOG GRANDE INTERNO_SER PAI

 

Ser Pai é uma dádiva de Deus, mas não é tão simples nos dias de hoje. Há algumas décadas, o pai mandava e pronto, tudo era resolvido. As frases eram curtas e objetivas e praticamente não havia brincadeiras tampouco diálogo, estava na posição específica de provedor.

Atualmente a conversa é outra. Ser Pai hoje significa ser mais amigo do que provedor, educar os filhos com muito diálogo, compartilhar as experiências, aceitar e entender as situações diárias, impor os limites necessários, aceitar as dificuldades, cobrar as atitudes dos filhos na hora certa sem comparações com outras pessoas, chamar a atenção quando necessário e em particular, trocar afetos sinceros, incentivar os filhos a estudar, brincar, trabalhar, estimulá-lo a pensar, discutir possibilidades, estabelecer confiança no relacionamento, estar presente em todos os momentos do filho, entender e crescer com os erros, enfim, ser verdadeiro com os filhos porque eles têm a própria personalidade.

Essas funções mencionadas eram somente de responsabilidade materna há pouco tempo. Ao pai, importava somente o trabalho, os ganhos financeiros para o sustento da família. Vale dizer que ser pai hoje exige não somente uma necessidade dos tempos modernos, mas também o resgate verdadeiro da posição de ser pai com todas as atribuições já relatadas.

É imprescindível que o pai faça com que o filho sinta a sua presença de verdade diariamente, de corpo e alma, emoção e razão, valorizando e integrando os filhos às suas atividades e vice-versa.

Você quer saber que tipo de pai você é? Ou em qual tipo seu pai ou seu marido se enquadra? Então, aguarde meu post de amanhã.

 

Beijos,

Márcia Fernandes.