Técnica do Espelhamento

tecnica_espelhamentoEste tema em relação a nossa maravilhosa Física Quântica nos prova mais uma vez que a realidade física é, na verdade, um contexto energético, ou seja, a Técnica do Espelhamento procura espelhar a realidade como ela é, portanto, temos sim o poder de criar, interpretar e espelhar a realidade como desejamos. Agora, vamos ver como isso funciona na prática!

Primeiramente, vamos entender o que é Rapport. É um conceito da Psicologia que significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia de uma pessoa para outra.

A origem da palavra vem do francês (rapporter) e significa “trazer de volta”, portanto, o Rapport ocorre quando existe uma situação de sincronicidade entre duas pessoas de forma agradável, natural e que de uma forma ou de outra, existe sim uma ligação muito forte que as une, portanto, esta é a essência de união entre dois indivíduos.

Os três componentes que constituem o Rapport são: atenção mútua, positividade e coordenação. Tal técnica poderá ser usada tanto no contexto pessoal quanto profissional com a finalidade de criar vínculos de compreensão e entendimento entre duas ou mais pessoas. É muito utilizado no contexto empresarial, principalmente, em processos de negociação e vendas.

Como estabelecer o Rapport?

Uma das técnicas para estabelecer o Rapport é o que a PNL (Programação Neurolinguística) chama de Espelhamento ou Acompanhamento.

Inicialmente, é preciso perceber o canal sensorial predominante da outra pessoa. Isso é possível se observarmos as palavras, movimentos, gestos e expressões faciais da pessoa em questão. Em seguida, é só fazer escolhas da linguagem do outro que deseja reproduzir de forma discreta e natural para ambas as partes.

Outra possibilidade a ser utilizada é a Técnica do Espelhamento Cruzado. Por exemplo, se a pessoa bater com a mão sobre a mesa em uma reunião, você levemente bate o pé esquerdo no chão.

Como podemos usar a Técnica do Espelhamento de maneira eficaz? Poderemos usar nosso corpo, nossa voz, nossa linguagem verbal (palavras), nossas intenções e motivações e por fim, a reciprocidade.

Com o nosso corpo, mais conhecido como Técnica do Espelhamento Corporal, poderemos reproduzir gestos, posturas e ritmos de respiração iguais da outra pessoa. Por exemplo, em um contato pessoal com um cliente, procure ajustar seus gestos de acordo com o cliente em questão, use gestos semelhantes. Se o cliente cruzar os braços, você também os cruzará de forma discreta e natural.

Com nossa voz, mais conhecido como Técnica do Espelhamento da Voz, poderemos variar o tom dela, sendo mais agudo, moderado ou baixo e também o ritmo de nossa voz, sendo mais rápido, ritmado ou de forma lenta. Por exemplo, se a outra pessoa está conversando com você  pausadamente, ou seja, de forma lenta, com interrupções, tente ajustar-se também a ela da mesma maneira.

Com nossa linguagem verbal, mais conhecido como Técnica do Espelhamento Verbal, poderemos reproduzir palavras sem contradições e incoerências. Por exemplo, se a pessoa está conversando com você, tente não contrariá-la, ajuste-se ao vocabulário dela, não reproduza palavras com significados diferentes.

Temos a Técnica do Espelhamento de Intenções e Motivações. Vamos ao exemplo para entender melhor. Aqui você já praticou um pouco de cada ideia: acompanhou gestos, postura, ajustou-se à voz, espelhou-se nas palavras, porém discordou em algum momento da conversa da crença religiosa da pessoa. Pronto! Você quebrou o Rapport de forma instantânea, eliminou sem querer a sintonia do bate-papo! Portanto, é preciso estar atento sobre o que a outra pessoa está dizendo, transmitindo para você, é necessário escutar mais do que ouvir, ou seja, colocar-se no lugar do outro com sabedoria e maestria. Para isso, é indispensável disciplina e treino constante de acordo com a técnica apresentada. Após um tempo de treino, certamente, a ligação de sintonia ficará perfeita.

Por fim, ainda temos a Técnica da Reciprocidade. Esta consiste em trocar favores ou presentar a pessoa com uma lembrança sem receber nada em troca, simplesmente, um gesto de coração e alma. Outra forma, é você se conectar com os interesses em comum entre a pessoa e você, certamente, o bate-papo será um sucesso e estabelecerá um vínculo de confiança e credibilidade entre ambas as partes.

Fica aqui este conhecimento de hoje para todos! Desejo muita paz no coração e sucesso!

Beijos,

Márcia Fernandes