Um pouco sobre Aristóteles e um de seus ensinamentos

aristoteles_ensinamentosAcredito que é a primeira vez que menciono o filósofo Aristóteles em meus posts por aqui. Admiro muito a sabedoria dos filósofos, por isso, de vez em quando, citarei algo sobre eles que considero importante para enriquecer nossa essência de sabedoria e experiência de vida.

Primeiramente, vamos saber um pouco mais sobre quem foi este filósofo. Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) foi um renomado filósofo e seus estudos influenciaram todo o curso da Filosofia Antiga e Medieval. Certamente, suas palavras são analisadas, estudadas e apreciadas pelos estudantes de Filosofia até atualmente e por aqueles que se interessam pelos variados temas.

Aristóteles nasceu em Estagira, Macedônia, norte da Grécia, em 384 a.C. Ele foi ensinado pelo filósofo Platão, em Atenas, cerca de 20 anos.

Ele serviu em Macedônia, por alguns anos, como tutor de um jovem que viria a ser conhecido mais tarde como Alexandre, o Grande. Quando Alexandre subiu ao trono, Aristóteles retornou a Atenas e fundou sua própria escola, o Liceu, que sobreviveu por 500 anos. As disciplinas oferecidas nessa escola incluíam Metafísica, Lógica, Teologia, História, Política, Ética, Estética, Astronomia, Meteorologia e um estudo antigo similar à Física e Química.

São três as obras bem conhecidas de Aristóteles: Ética a Nicômaco, Ética Eudêmia e Magna Moralia.

Agora, vamos ver o que Aristóteles ensinou para Alexandre, o Grande, que tanto repercutiu no universo da sabedoria filosófica e até hoje, em muitas dinâmicas de grupo, tais conhecimentos são aplicados.

Alexandre, o Grande, teve vários professores em sua vida: primeiramente, sua mãe Olímpia a qual desenvolveu o ensinamento da autoconfiança desde cedo em seu filho. Depois, ensinamentos do pai, Filipe II, rei da Macedônia e foi ele quem escolheu Aristóteles para ser educador de seu filho. Nas técnicas militares, Alexandre também recebeu ensinamentos de Lisímaco.

Diante de tantos estudos, Alexandre se transformou em um excelente administrador, especializou-se em Recursos Humanos e despertou na própria essência de ser de que é preciso criar condições ao ser humano para que cada um eleve sua própria autoestima com a finalidade de conquistar resultados com maestria e sucesso, portanto, seu lema maior era despertar as potencialidades humanas, assim as portas das infinitas possibilidades se abririam, tornando-se possíveis resultados extraordinários nas mais diversas áreas da vida.

E por fim, vamos ao resumo dos ensinamentos de Aristóteles a Alexandre, o Grande para que tornasse um excelente administrador tanto na vida pessoal quanto profissional:

1º) É preciso ter objetivos bem definidos em termos de prazo, quantidade, requisitos de qualidade; enfim, tudo aquilo que nos permita verificar se eles foram atingidos;

2º) Traduzir os objetivos em imagens mentais em termos de resultados.

3º) Colocar emoções no atingir dos resultados, ou seja, dar-lhes emoção (projetá-los);

4º) Nunca duvidar que irá obter os resultados, pois dúvida vem de dois e se há dois caminhos, o cérebro não sabe qual seguir;

5º) Estar disposto a pagar o preço.

Esses foram os ensinamentos de Aristóteles transmitidos para Alexandre, o Grande que, por sinal, são conhecimentos atuais, presentes em nossa vida no dia a dia. É preciso ter objetivos e metas de vida bem definidos, administrá-los com fé, determinação, coragem, imaginar que os resultados já foram alcançados com pensamentos positivos e, ao conquistá-los, vibrar por eles com emoção. Jamais pensar que não atingiremos os resultados, é necessário batalhar por eles até o fim, sem dúvidas e estar disposto a pagar o preço, ou seja, apesar dos desafios, vamos à luta.

Gostaram da mensagem do post de hoje? Espero que sim! Desejo a todos muita paz interior e sabedoria na alma!

Beijos,

Márcia Fernandes

Fontes de pesquisa: http://www.allaboutphilosophy.org/portuguese/aristoteles.htm

http://chunkingup.blogspot.com.br/2010/06/o-que-aristoteles-ensinou-alexandre-o.html